Rússia x Ucrânia

Internacional Soldados russos em Chernobyl podem sofrer problemas por radiação

Soldados russos em Chernobyl podem sofrer problemas por radiação

Funcionários da usina nuclear dizem que tropas da Rússia tiveram contato com poeira radioativa em área altamente tóxica

Reuters
Floresta Vermelha é uma das áreas mais contaminadas pelo acidente nuclear de 1986

Floresta Vermelha é uma das áreas mais contaminadas pelo acidente nuclear de 1986

Gleb Garanich/File Photo/Reuters - 12.4.2021

Os soldados russos que tomaram o local do desastre nuclear de Chernobyl passaram com seus veículos blindados sem proteção contra radiação por uma área altamente tóxica chamada de Floresta Vermelha, levantando nuvens de poeira radioativa, afirmaram trabalhadores do local.

Duas fontes afirmaram que os soldados no comboio não utilizaram equipamentos de proteção contra radiação. Um dos funcionários de Chernobyl disse que era um ato "suicida" para os soldados, pois a poeira radioativa que eles inalaram provavelmente vai liberar radiação no interior do corpo. 

A agência reguladora da questão nuclear da Ucrânia afirmou no dia 25 de fevereiro que havia sido registrado um aumento nos níveis de radiação em Chernobyl como resultado dos pesados veículos militares que passaram pelo local. No entanto, os detalhes de como aquilo havia acontecido não tinham aparecido até agora. 

Os dois trabalhadores ucranianos que conversaram com a Reuters estavam em serviço quando os tanques russos entraram em Chernobyl, em 24 de fevereiro, e tomaram controle do local, onde os funcionários ainda são responsáveis pelo armazenamento seguro de combustíveis nucleares e pela supervisão das ruínas do reator que explodiu em 1986 e hoje estão seladas com concreto.

Ambos os homens disseram que testemunharam tanques russos e outros veículos blindados deslocando-se pela Floresta Vermelha, que é a parte com maior contaminação radioativa em torno de Chernobyl, a cerca de 100 km de Kiev. 

Os soldados com os quais um dos funcionários conversou enquanto trabalhava nas instalações disseram que não sabiam da explosão ocorrida em Chernobyl, afirmou o trabalhador. 

Indagado sobre os relatos que envolvem Chernobyl, o Ministério da Defesa russo não respondeu. 

As Forças Armadas russas afirmaram depois de capturar a usina que a radiação estava nos níveis normais, e que as ações preveniam "provocações nucleares" de nacionalistas ucranianos. A Rússia negou anteriormente que suas forças puseram em risco as instalações nucleares. 

A Floresta Vermelha recebeu esse nome quando dezenas de quilômetros quadrados de floresta conífera ficaram avermelhados após absorver radiação da explosão de 1986, um dos piores desastres nucleares do planeta. 

Uma vasta área em torno de Chernobyl está fora dos limites para qualquer um que não trabalhe lá ou que não possua uma permissão especial, mas a Floresta Vermelha é considerada tão altamente contaminada que mesmo os funcionários da usina nuclear não são autorizados no local.

O comboio militar russo passou por dentro da área, afirmaram os dois funcionários. Um deles disse foi utilizada uma estrada abandonada. 

"Um grande comboio de veículos militares percorreu a estrada que fica por trás das nossas instalações, e essa estrada passa pela Floresta Vermelha", disse uma das fontes. 

"O comboio levantou uma grande coluna de poeira. Muitos sensores de radiação mostraram níveis altos", disse.

Últimas