Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Taiwan detecta aviões e navios de guerra ao redor da ilha mesmo após China informar fim de testes

Defesa de Taiwan encontrou nove navios de guerra e 26 aeronaves chinesas; manobras de Pequim são resposta a encontro nos EUA

Internacional|

Em Taiwan, soldados montaram baterias antiaéreas para defender território
Em Taiwan, soldados montaram baterias antiaéreas para defender território Em Taiwan, soldados montaram baterias antiaéreas para defender território

Navios de guerra e aviões chineses continuavam operando ao redor de Taiwan nesta terça-feira (11), informou o Ministério taiwanês da Defesa, um dia depois de Pequim declarar o fim de suas grandes manobras militares.

A China "mobilizou aviação militar nesta manhã e atravessou a linha mediana a partir do norte, centro e sul", afirmou o ministério, em referência à linha divisória não oficial no estreito de Taiwan, entre a ilha e o continente.

O ministério informou que detectou nove navios de guerra e 26 aeronaves chinesas ao redor da ilha às 11h locais (meia-noite de Brasília).

A China iniciou no sábado (8) três dias de exercícios militares em torno de Taiwan, que incluíram simulações de ataques aéreos e de um cerco marítimo à ilha.

Publicidade

Pequim considera essa ilha de governo democrático e autônomo como parte de seu território e afirma que pretende retomá-la no futuro.

A demonstração de força foi a resposta da China à reunião entre a presidente taiwanesa, Tsai Ing-wen, e o presidente da Câmara de Representantes dos Estados Unidos, Kevin McCarthy, na semana passada.

Publicidade

A governante taiwanesa criticou na segunda-feira os exercícios militares e afirmou que as equipes de segurança "permanecerão em suas posições para defender o país".

Ela também disse que a China utiliza as relações entre Taipé e Washington como uma "desculpa para executar exercícios militares, criando instabilidade em Taiwan e na região".

Publicidade

Na segunda-feira, o Ministério da Defesa de Taiwan detectou 12 navios de guerra e 91 aeronaves chineses ao redor da ilha.

Além disso, 54 aviões entraram na zona de identificação de defesa aérea de Taiwan, na maior incursão em apenas um dia desde outubro de 2021.

Durante as manobras, aviões de combate J15 decolaram do porta-aviões Shandong, informou o ministério.

O Exército da China afirmou na segunda-feira que "completou com sucesso" o exercício militar.

O objetivo era simular o "isolamento" da ilha de 23 milhões de habitantes e, sobretudo, o "bloqueio aéreo", de acordo com a imprensa estatal.

O governo dos Estados Unidos, que pediu sinais de moderação à China, enviou na segunda-feira o destróier com lança-mísseis USS Milius para uma área em disputa no mar da China meridional.

"Esta operação de liberdade de navegação respeitou os direitos, liberdades e usos legítimos do mar", afirmou a Marinha americana em um comunicado. O destróier americano navegou perto das ilhas Spratly, um arquipélago situado a 1.300 quilômetros de Taiwan e reivindicado por China, Taiwan, Filipinas, Vietnã, Malásia e Brunei. 

A China criticou o que chamou de "invasão ilegal" do USS Milius a suas águas territoriais.

Ao mesmo tempo, Pequim advertiu que a independência de Taiwan e a paz dos dois lados do estreito são "mutuamente excludentes". Também culpou o governo taiwanês e "forças estrangeiras" — não identificadas — pelas tensões. 

"Se queremos proteger a paz e a estabilidade no Estreito de Taiwan, devemos devemos nos opor de modo veemente a qualquer forma de separatismo taiwanês", afirmou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Wang Wenbin.

China simula cerco a Taiwan com uso de munição real em manobras militares:

" gallery_id="6433e071416eb9eaf100000f" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/internacional/taiwan-detecta-avioes-e-navios-de-guerra-ao-redor-da-ilha-mesmo-apos-china-informar-fim-de-testes-11042023"]

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.