Logo R7.com
RecordPlus

Tanque russo é visto exibindo bandeira dos EUA durante combate na Ucrânia

Vídeo de propaganda mostra veículo blindado capturado com bandeiras russa e norte-americana em Zaporizhzhia, na Ucrânia

Internacional|Do R7

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Vídeo da RT mostra veículo blindado M113 dos EUA capturado pela Rússia com bandeiras russa e americana.
  • A gravação foi divulgada após cúpula entre Trump e Putin, sem avanços para a paz na Ucrânia.
  • Autoridades ucranianas reagem, condenando o uso dos símbolos dos EUA pela Rússia em ações militares.
  • Zelenskyy busca apoio europeu para um acordo de paz que não envolva concessões territoriais à Rússia.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Vídeo de mostra veículo blindado capturado com bandeiras russa e norte-americana em Zaporizhzhia, na Ucrânia Reprodução/X/@CforCD

Um vídeo divulgado pela mídia estatal russa RT na segunda-feira (18) mostra um veículo blindado de fabricação dos Estados Unidos, capturado dos ucranianos pela Rússia, exibindo bandeiras russa e norte-americana em Zaporizhzhia, no leste da Ucrânia.

A divulgação ocorre dias após uma cúpula entre os presidentes Donald Trump, dos EUA, e Vladimir Putin, da Rússia, no Alasca, que não resultou em avanços concretos para o fim do conflito de três anos e meio.


Leia mais

De acordo com a RT, o veículo, um M113, foi tomado pelas forças russas e usado em combates contra as tropas do presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy no leste do país invadido. A emissora sugeriu que a exibição das bandeiras simbolizaria um “sinal dos tempos”.

Desde o início da invasão russa, em fevereiro de 2022, o Departamento de Defesa dos EUA forneceu mais de 900 veículos M113 a Kiev, segundo o site norte-americano Business Insider.


No entanto, o site de inteligência de código aberto Oryx relata que pelo menos 397 desses veículos, fabricados pela norte-americana FMC Corporation, foram destruídos, danificados, abandonados ou capturados pela Rússia. Dados oficiais sobre perdas não estão disponíveis.

Reações na Ucrânia

O vídeo gerou forte reação entre autoridades ucranianas. Andriy Yermak, chefe do gabinete presidencial da Ucrânia, condenou as imagens, afirmando, segundo o site especializado Politico, que “os russos estão usando os símbolos dos EUA em sua própria guerra terrorista e agressiva, com a matança de civis”.


Em mensagem divulgado no Telegram, Yermak classificou o ato como “audácia máxima”.

O Centro de Comunicações Estratégicas e Segurança da Informação da Ucrânia também criticou a ação, alegando que a Rússia está “provocando ainda mais os esforços de paz” ao exibir bandeiras norte-americanas ao lado de russas em veículos capturados na vila de Mala Tokmachka, em Zaporizhzhia.


Ainda na segunda-feira, Zelenskyy e líderes europeus se reuniram com Trump na Casa Branca, buscando apoio para um acordo de paz que não envolva grandes concessões territoriais à Rússia.

O que mostra o vídeo divulgado pela mídia estatal russa RT?

 

O vídeo mostra um veículo blindado de fabricação dos Estados Unidos, capturado das forças ucranianas pela Rússia, exibindo bandeiras russa e norte-americana em Zaporizhzhia, na Ucrânia.

 

Quando foi divulgado o vídeo e qual o contexto?

 

O vídeo foi divulgado na segunda-feira, dia 18, e ocorre dias após uma cúpula entre os presidentes Donald Trump, dos EUA, e Vladimir Putin, da Rússia, no Alasca, que não resultou em avanços concretos para o fim do conflito na Ucrânia.

 

Qual é o modelo do veículo mostrado no vídeo e qual seu uso atual?

 

O veículo é um M113, que foi tomado pelas forças russas e está sendo utilizado em combates contra as tropas do presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy no leste da Ucrânia.

 

O que a emissora RT sugere com a exibição das bandeiras?

 

A emissora sugere que a exibição das bandeiras simbolizaria um "sinal dos tempos".

 

Quantos veículos M113 foram fornecidos aos ucranianos e qual a situação deles?

 

Desde o início da invasão russa em fevereiro de 2022, o Departamento de Defesa dos EUA forneceu mais de 900 veículos M113 a Kiev. No entanto, pelo menos 397 desses veículos foram destruídos, danificados, abandonados ou capturados pela Rússia, segundo o site Oryx.

 

Qual foi a reação das autoridades ucranianas ao vídeo?

 

O vídeo gerou forte reação entre autoridades ucranianas. Andriy Yermak, chefe do gabinete presidencial da Ucrânia, condenou as imagens, afirmando que "os russos estão usando os símbolos dos EUA em sua própria guerra terrorista e agressiva, com a matança de civis".

 

Como Yermak descreveu a ação da Rússia?

 

Yermak classificou o ato como "audácia máxima" em uma mensagem divulgada no Telegram.

 

O que disse o Centro de Comunicações Estratégicas e Segurança da Informação da Ucrânia sobre a exibição das bandeiras?

 

O Centro criticou a ação, alegando que a Rússia está "provocando ainda mais os esforços de paz" ao exibir bandeiras norte-americanas ao lado de russas em veículos capturados.

 

O que aconteceu na mesma data do vídeo em relação a Zelenskyy e líderes europeus?

 

Na mesma data, Zelenskyy e líderes europeus se reuniram com Donald Trump na Casa Branca, buscando apoio para um acordo de paz que não envolva grandes concessões territoriais à Rússia.

 

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.