Logo R7.com
RecordPlus

Vice-primeiro-ministro turco afirma que suposto lobby judeu participou das manifestações contra o regime islâmico 

As declarações de Atalay foram feitas no momento em que a Turquia negocia com Israel a indenização de nove turcos vítimas de um ataque israelense em maio de 2010

Internacional|Do R7

  • Google News

O vice-primeiro-ministro turco, Besir Atalay, acusou a "diáspora judaica" de ter participado na organização das manifestações contra o regime islâmico conservador turco.

"Os incidentes do Parque Gezi (em Istambul) foram orquestrados pela diáspora judaica", afirmou Atalay, citado pelo jornal Hürriyet.


Atalay também criticou a imprensa internacional e as 'forças estrangeiras', sem identificá-las, por terem participado na desestabilização da Turquia durante a onda de protestos que sacodiu o país por mais de três semanas.

Novos protestos contra o governo deixam 17 feridos na Turquia


Carismático e respaldado pela maioria, líder da Turquia causa fúria em parte da população por obras faraônicas e autoritarismo

Nesta terça-feira (2), Atalay acusou a imprensa de distorcer seu discurso. "Lamento muito que as declarações que eu dei sobre o parque Gezi tenham sido deliberadamente deturpadas por uma agência [de notícias]", disse.


"Eu nunca acusei o lobby judaico ou os judeus, mas fiz simplesmente uma referência a um meio de comunicação que cobriu as manifestações de forma exagerada", explicou.

Nas últimas semanas, o primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan acusou um "lobby financeiro" ou um "lobby das taxas de juros" de terem se aproveitado do movimento popular na Turquia, um país emergente e destino de capitais estrangeiros.


As declarações de Atalay foram feitas no momento em que a Turquia negocia com Israel a indenização de nove turcos vítimas de um ataque israelense em maio de 2010, quando um navio tentava furar o bloqueio marítimo imposto pelo estado hebraico à Gaza.

Em março deste ano, o premier israelense, Benjamin Netanyahu, pediu desculpas às autoridades turcas pelo incidente, que estremeceu profundamente as relações entre os dois países.

O que acontece no mundo passa por aqui

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.