Alunos ocupam escola estadual há uma semana em Belo Horizonte
Estudantes não concordam com a destinação de parte das vagas para o Colégio Militar
Minas Gerais|Do R7, com Record Minas

As barracas estão espalhadas pelos corredores. Durante a noite, 20 estudantes permanecem acampados na Escola Estadual Professor Ricardo de Souza Cruz, no bairro Nova Esperança, na região noroeste de Belo Horizonte. Eles também dormem em algumas salas e usam a cantina para se alimentar.
A escola foi fundada há 50 anos e atualmente atende a seis bairros. É a única da região com ensino de jovens e adultos no período da noite. No fim do ano passado, os alunos ficaram sabendo que parte das vagas seria destinada a estudantes do Colégio Militar. Há oito dias ele ocuparam o local para protestar contra a medida.
Leia mais notícias de Minas Gerais no Portal R7
Experimente grátis: todos os programas da Record na íntegra no R7 Play
Representantes dos estudantes e da diretoria da escola já se reuniram com a Secretaria de Estado de Educação. A conversa girou em torno de um estudo para que o espaço seja compartilhado. Nos períodos da manhã e da noite, as atividades seriam normais enquanto à tarde o período seria destinado ao Colégio Tiradentes, o que desagradou os líderes da ocupação.
Durante todo o tempo os portões ficam fechados. Os estudantes abriram exceção para uma secretária e a diretora para que o processo de rematrícula seja feito normalmente. A chuva dos últimos dias fez surgir uma nova preocupação: parte do muro desabou e a Defesa Civil interditou um dos blocos da escola. Mesmo assim, Pablo Gabriel, líder do movimento, garante que o grupo não vai desistir.
— Se a gente precisar ficar aqui 100 dias, vamos ficar. A gente não vai ceder a escola.
Segundo a Secretaria de Estado de Educação, o Colégio Tiradentes não consegue atender a demanda de alunos. A possibilidade de coabitação surgiu porque o número de matrículas na escola estadual diminuiu nos últimos anos. A secretaria informou que vai manter o diálogo até chegar a um consenso que atende aos interesses da comunidade escolar e da Polícia Militar.














