PBH amplia centros de saúde abertos aos fins de semana para atendimento de dengue
Municípios mineiros promoveram o Dia D contra o mosquito Aedes aegypti neste sábado (24); Secretaria de Estado de Saúde afirma que é o pior momento da doença no estado
Balanço Geral MG|Do R7
Treze centros de saúde de Belo Horizonte ficarão abertos aos fins de semana para atendimento de casos suspeitos de dengue. A novidade foi anunciada neste sábado (24) pelo secretário municipal de saúde, Danilo Borges Matias, durante uma ação do Dia D contra o mosquito Aedes aegypti, causador da doença.
O movimento é uma iniciativa da SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais) e também aconteceu em outras cidades mineiras. Até o momento, 32 pessoas já morreram por dengue no estado.
Durante a ação, as equipes realizaram atividades para orientar e conscientizar a população sobre como manter ambientes livres de focos do Aedes. Entre elas, vistorias em residências e campanhas de orientação para tentar evitar o avanço de casos de dengue em Minas Gerais.
Até o momento, 90 municípios decretaram situação de emergência em Minas Gerais, devido à dengue. Segundo a SES-MG, este é o pior momento da doença já registrado.
As vacinas contra a dengue chegaram ao estado. São 78790 doses destinadas à imunização de crianças entre 10 e 11 anos, em 22 cidades. Em Belo Horizonte, por enquanto, não há data certa para o início da campanha. Como a quantidade de vacinas é insuficiente para conter o avanço da doença, a orientação é manter os cuidados.