Minas Gerais Câmara tem data para abertura de nova CPI contra Prefeitura de BH

Câmara tem data para abertura de nova CPI contra Prefeitura de BH

Legislativo também confirmou economia de R$ 18 milhões com cortes na Casa e criação de grupo para analisar orçamento da PBH

  • Minas Gerais | Lucas Pavanelli e Célio Ribeiro*, do R7

Grupo de trabalho vai analisar orçamento da PBH

Grupo de trabalho vai analisar orçamento da PBH

Divulgação / Karoline Barreto / CMBH

A Câmara de Belo Horizonte vai abrir, no dia 16 de novembro, uma nova CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que tem, como principal alvo, a prefeitura de BH. Desta vez, o Legislativo deve investigar o “uso da máquina pública”.

A comissão que será aberta em novembro é, na verdade, uma nova versão de uma CPI que foi instaurada no fim de setembro e encerrada 15 dias depois sem realizar nenhuma atividade. Na época, os vereadores pretendiam apurar supostos casos de nepotismo dentro do Executivo.

A “CPI do Uso da Máquina Pública” deve ser mais abrangente e incluir um número maior de denúncias e indícios de possíveis irregularidades na ocupação de cargos da prefeitura. A expectativa é que o vereador Nikolas Ferreira (PRTB) seja o relator da comissão.

Outros anúncios

A Câmara também anunciou que vai criar um grupo de trabalho para analisar o orçamento da Prefeitura de Belo Horizonte por áreas específicas. Além disso, a Casa informou que pretende economizar mais de R$ 18 milhões com a suspensão da publicação de jornais informativos de vereadores e o corte de motoristas que ficam à disposição dos parlamentares.

A economia dos recursos foi um dos tópicos citados pela presidente da Casa, Nely Aquino, em um discurso na semana passada.

Por fim, a Câmara confirmou a data de encerramento das duas CPIs que estão em curso na casa. A “CPI da BHTrans”, que apura irregularidades nos contratos entre o Executivo e as empresas que prestam o serviço de transporte público na capital, será concluída no dia 8 de novembro. Já os trabalhos na “CPI da Covid-19”, que investigou a atuação da PBH no combate à pandemia, serão encerrados no dia 11 de novembro.

*​Estagiário do R7 sob a supervisão de Lucas Pavanelli.

Últimas