Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Ex-prefeita, Marília Campos lidera corrida pela prefeitura de Contagem

Deputada estadual tem 37,3% das intenções de voto e fica a frente de outros ex-prefeitos; eleitores aprovam gestão de Zema e de Bolsonaro

Minas Gerais|Lucas Pavanelli, do R7

Marília Campos lidera corrida um ano antes do pleito
Marília Campos lidera corrida um ano antes do pleito

A deputada estadual Marília Campos (PT) lidera a corrida eleitoral para a Prefeitura de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, faltando um ano para as eleições municipais. O levantamento do Instituto Paraná Pesquisas ouviu 780 eleitores entre os dias 12 e 15 de outubro. A margem de erro é de 3,5% e o grau de confiança é de 95%.

Perguntados em quem votariam se as eleições para prefeito de Contagem fossem hoje, 37,3% dos eleitores entrevistados manifestaram preferência pela ex-prefeita da cidade Marília Campos. O também ex-prefeito Ademir Lucas aparece em segundo lugar, com 16,8%. Em terceiro está o ex-deputado estadual e também ex-prefeito Carlin Moura, com 8,1%.

Léo Motta aparece em quarto lugar, com 5,3%. O atual prefeito da cidade de Contagem Alex de Freitas ocupa o quinto lugar com mais intenções de voto, com 4,6%. O ex-deputado federal Newton Cardoso Jr. surge em seguida, com 4,1% das intenções de voto. Kaká Menezes tem 2,1%, Dr. Wellington tem 1,9% e Coronel Fiúza tem 1,5%. 

A escolha por não votar em nenhum dos candidatos apresentados foi de 13,3% dos eleitores ouvidos pelo Instituto e 5% disseram não saber. 


Administração 

A pesquisa também perguntou aos moradores de Contagem se eles aprovam ou desaprovam a gestão de Alex de Freitas, eleito em 2016 e que está terminando o seu terceiro ano de mandato. De acordo com o Instituto Paraná, 20,8% aprovam a administração do prefeito, outros 75,8% desaprovam e 3,5% não souberam responder ou não opinaram. 


Questionados se a administração de Alex de Freitas era ótima, boa, reglar, ruim ou péssima, os entrevistados responderam da seguinte maneira: 

- Ótima: 0,9%


- Boa: 11,2%

- Regular: 18,7%

- Ruim: 13,1%

- Péssima: 54,5%

- NS/NO: 1,7%

Gestão estadual

O Instituto Paraná Pesquisas também perguntou aos eleitores de Contagem a opinião deles sobre a gestão do governador Romeu Zema (Novo) - aprovada por 58,6% dos moradores da cidade da Grande BH e rejeitada por 36,9%. Outros 4,5% não souberam ou não opinaram.

A aprovação de Zema subiu nos últimos quatro meses. Em maio, o Instituto Paraná Pesquisas apontou que 50,1% dos entrevistados aprovavam a gestão do governador. Os que desaprovavam eram 43,9%.

A gestão de Zema é ótima para 5,4% dos entrevistados, boa para 31,3%, regular para outros 33,2%, ruim para 14,7% e péssima para 12,7% dos eleitores ouvidos na pesquisa. Outros 2,7% não souberam ou não opinaram. 

Gestão federal

A administração de Jair Bolsonaro (PSL) é aprovada por 53,2% dos eleitores de Contagem ouvidos pela Paraná Pesquisas. Outros 42,4% desaprovam a gestão federal e 4,1% não souberam ou não opinaram. 

Questionados se a administração de Bolsonaro era ótima, boa, reglar, ruim ou péssima, os entrevistados responderam da seguinte maneira:

- Ótima: 10,5%

- Boa: 27,4%

- Regular: 27,6%

- Ruim: 12,4%

- Péssima: 20,6%

- NS/NO: 1,4%

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.