Minas Gerais Lojistas pedem para MP manter reabertura do comércio em BH

Lojistas pedem para MP manter reabertura do comércio em BH

Ofício ao procurador-geral  afirma que população respeitou a "maior pandemia do mundo"; cerca de 7 mil empresas teriam fechado as portas 

  • Minas Gerais | Célio Ribeiro*, do R7

Lojistas pedem para MPMG mantér comércio aberto em BH

Lojistas pedem para MPMG mantér comércio aberto em BH

Record TV Minas

A CDL-BH (Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte) enviou ao Procurador-Geral de Justiça, Antônio Sérgio Tonet, um ofício pedindo para que a reabertura do comércio na capital mineira seja mantida.

No documento, a associação afirma que a população "fez a sua parte e respeitou a maior quarentena do mundo".

De acordo com o texto, assinado pelo presidente da CDL-BH, Marcelo de Souza e Silva, cerca de 7.000 empresas já fecharam as portas e mais de 25 mil trabalhadores perderam o emprego desde o início da pandemia. Segundo a associação, esses números "provavelmente serão ainda maiores"

Veja: MP pede explicações a Kalil sobre reabertura do comércio em BH

O MPMG (Ministério Público de Minas Gerais) afirmou que o ofício ainda está sendo analisado.

Reabertura em BH

No dia 4 de agosto, o Prefeito Alexandre Kalil (PSD) anunciou a reabertura do comércio não essencial durante três dias da semana. Com a decisão, cerca de 93% das lojas da capital mineira puderam voltar a funcionar.

A reabertura contraria uma decisão do TJMG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais) que indica que os municípios devem aderir ao Minas Consciente, programa do Governo de Minas que orienta as prefeituras sobre a abertura dos estabelecimentos, ou  manter apenas os serviços essenciais funcionando.

*Estagiário do R7 sob a supervisão de Flavia Martins y Miguel

Últimas