Logo R7.com
RecordPlus

Metrô de BH vai ter greve total mesmo após Justiça dobrar multa

Trabalhadores afirmam que vão cruzar os braços na quarta (5) e na quinta-feira (6) contra a privatização do sistema

Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7

  • Google News
Metroviários da Grande BH prometem greve total
Metroviários da Grande BH prometem greve total

O Sindimetro-MG (Sindicato dos Metroviários de Minas Gerais) informou que vai manter a greve total da categoria nesta quarta-feira (5) e nesta quinta-feira (6), mesmo após a Justiça ter aumentado de R$ 35 mil para R$ 70 mil a multa em caso de descumprimento da escala mínima.

Desde agosto, quando os metroviários iniciaram o movimento grevista, o TRT (Tribunal Regional do Trabalho) determinou que os trabalhadores mantivessem ao menos 60% das viagens diárias.


O aumento da multa foi anunciado nesta terça-feira (4) pela CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos). Na decisão, o TRT destacou que a Constituição prevê o direito à greve mas estabelece limites para atender às "necessidades inadiáveis da comunidade nos serviços ou atividades essenciais".

Os trabalhadores questionam detalhes do projeto de privatização do metrô de BH, aprovado pelo TCU (Tribunal de Contas da União) em agosto deste ano. A CBTU destaca que o processo de desestatização é coordenado pelo Ministério da Economia e do Desenvolvimento Regional. A reportagem acionou os órgãos e aguarda o retorno.


O Sindimetro terá uma assembleia com os metroviários na quinta-feira, quando eles vão definir os rumos do movimento.

Leia também

A Prefeitura de Belo Horizonte informou que terá reforço nas linhas de ônibus. A equipe de trânsito declarou que "possui um plano de reforço das linhas do transporte coletivo municipal que atendem as estações Vilarinho e São Gabriel".

"A BHTrans realiza o acompanhamento, inclusive pelo COP-BH, e as viagens extras são disponibilizadas de acordo com a demanda. Para garantir o atendimento dos usuários, foi enviado um ofício às concessionárias alertando sobre a situação e a necessidade de complemento nas linhas", concluiu.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.