Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Motoristas de ônibus fazem paralisação em Contagem (MG)

No início da manhã desta segunda-feira (29), 16,67% das viagens não foram realizadas; funcionários pedem 15% de reajuste salarial

Minas Gerais|R7

Funcionários não aceitam acordo entre sindicatos
Funcionários não aceitam acordo entre sindicatos Funcionários não aceitam acordo entre sindicatos

Um grupo de motoristas de ônibus de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, paralisaram as atividades na manhã desta segunda-feira (29).

Segundo a Transcon (Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem), às 7h25, 16,67% das viagens programadas não foram realizadas. Os bairros Solar do Madeira, Jardim Riacho e Vila São Paulo foram os mais prejudicados, já que ficaram sem o atendimento das linhas 301C, 402A e 173.

Segundo os funcionários, a categoria não aprovou o índice de reajuste salarial de 9%. A proposta dos motoristas é de um aumento de 15%, retroativo ao mês de outubro, além de pagamento do ticket nas férias e 11 horas de descanso entre as jornadas.

Por meio de nota, a Transcon informou que a paralisação não condiz com o acordo feito com os sindicatos que representam os trabalhadores e as empresas, em uma reunião realizada na última quinta-feira (25). O órgão afirmou ainda que vai acionar a Justiça e o Ministério Público para exigir o reestabelecimento total das operações.

Publicidade

Já o Sintran (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano) comunicou que o movimento é liderado por pessoas que não o representam e que “irá tomar providência legal contra a pessoa física dos responsáveis dessa manifestação ilegal”.

Greve em BH

Publicidade

Após paralisarem as atividades no início da última semana, os motoristas de ônibus de Belo Horizonte devem aguardar até quarta-feira (1º) para decidirem sobre uma possível nova greve.

Segundo o STTRBH (Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Belo Horizonte e Região), a decisão vai depender da proposta de reajuste que as empresas de ônibus se comprometeram a apresentar.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.