Minas Gerais Motoristas de ônibus fazem paralisação em Contagem (MG)

Motoristas de ônibus fazem paralisação em Contagem (MG)

No início da manhã desta segunda-feira (29), 16,67% das viagens não foram realizadas; funcionários pedem 15% de reajuste salarial

  • Minas Gerais | R7

Funcionários não aceitam acordo entre sindicatos

Funcionários não aceitam acordo entre sindicatos

Janine Moraes/PMC

Um grupo de motoristas de ônibus de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, paralisaram as atividades na manhã desta segunda-feira (29).

Segundo a Transcon (Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem), às 7h25, 16,67% das viagens programadas não foram realizadas. Os bairros Solar do Madeira, Jardim Riacho e Vila São Paulo foram os mais prejudicados, já que ficaram sem o atendimento das linhas 301C, 402A e 173.

Segundo os funcionários, a categoria não aprovou o índice de reajuste salarial de 9%. A proposta dos motoristas é de um aumento de 15%, retroativo ao mês de outubro, além de pagamento do ticket nas férias e 11 horas de descanso entre as jornadas.

Por meio de nota, a Transcon informou que a paralisação não condiz com o acordo feito com os sindicatos que representam os trabalhadores e as empresas, em uma reunião realizada na última quinta-feira (25). O órgão afirmou ainda que vai acionar a Justiça e o Ministério Público para exigir o reestabelecimento total das operações.

Já o Sintran (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano) comunicou que o movimento é liderado por pessoas que não o representam e que “irá tomar providência legal contra a pessoa física dos responsáveis dessa manifestação ilegal”.

Greve em BH

Após paralisarem as atividades no início da última semana, os motoristas de ônibus de Belo Horizonte devem aguardar até quarta-feira (1º) para decidirem sobre uma possível nova greve.

Segundo o STTRBH (Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Belo Horizonte e Região), a decisão vai depender da proposta de reajuste que as empresas de ônibus se comprometeram a apresentar.

Últimas