Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

PF faz operação contra mineração ilegal em Nova Lima (MG)

Máquinas como retroescavadeira e caminhões caçamba foram apreendidos; investigação, agora, mira criminosos e compradores de minério ilegal

Minas Gerais|Lucas Pavanelli, do R7, com Pedro Spinelli, da Record TV Minas*

Operação Poeira Vermelha deflagrou esquema de extração de minério ilegal
Operação Poeira Vermelha deflagrou esquema de extração de minério ilegal Operação Poeira Vermelha deflagrou esquema de extração de minério ilegal

A Polícia Federal apreendeu uma escavadeira de esteira, uma retroescavadeira, cinco caminhões caçamba e duas carretas caçamba em uma operação de combate a extração irregular de minério em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Os materiais apreendidos serão encaminhados para a Justiça Federa e devem ser enviados para leilão.

A "Operação Poeira Vermelha" investiga crimonsos que exploram recursos minerais sem autorização de órgãos como a Semad (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável) e a ANM (Agência Nacional de Mineração). 

Segundo as investigações, os criminosos simulavam atividades de terraplenagem em terrenos urbanos, como se estivessem preparando o local para uma futura construção.

No entanto, de acordo com a Polícia Federal, a terra extraída tinha alta concentração de minério de ferro, com alto valor de mercado, e era revendido para siderúrgicas. 

Publicidade

De acordo com o Código de Mineração e a ANM, extrações minerais em atividade de terraplenagem precisam de autorização municipal se forem comercializadas. A Polícia Federal busca, agora, os responsáveis pela mineração ilegal e os compradores. 

* estagiário, sob supervisão de Lucas Pavanelli

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.