PF faz operação contra mineração ilegal em Nova Lima (MG)
Máquinas como retroescavadeira e caminhões caçamba foram apreendidos; investigação, agora, mira criminosos e compradores de minério ilegal
Minas Gerais|Lucas Pavanelli, do R7, com Pedro Spinelli, da Record TV Minas*
A Polícia Federal apreendeu uma escavadeira de esteira, uma retroescavadeira, cinco caminhões caçamba e duas carretas caçamba em uma operação de combate a extração irregular de minério em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Os materiais apreendidos serão encaminhados para a Justiça Federa e devem ser enviados para leilão.
A "Operação Poeira Vermelha" investiga crimonsos que exploram recursos minerais sem autorização de órgãos como a Semad (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável) e a ANM (Agência Nacional de Mineração).
Segundo as investigações, os criminosos simulavam atividades de terraplenagem em terrenos urbanos, como se estivessem preparando o local para uma futura construção.
No entanto, de acordo com a Polícia Federal, a terra extraída tinha alta concentração de minério de ferro, com alto valor de mercado, e era revendido para siderúrgicas.
De acordo com o Código de Mineração e a ANM, extrações minerais em atividade de terraplenagem precisam de autorização municipal se forem comercializadas. A Polícia Federal busca, agora, os responsáveis pela mineração ilegal e os compradores.
* estagiário, sob supervisão de Lucas Pavanelli