Adeus: confira os carros que saíram do mercado em 2025
Indústria automotiva segue reestruturando portfólios entre eletrificação e nova geração de produtos
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O ano de 2025 marcou a despedida de diversos modelos no mercado automotivo global e brasileiro. Entre as causas estão estratégias de eletrificação, ajustes nas gamas para reduzir emissões, baixa demanda por carros convencionais e substituição por novos produtos.
Em 2025, poucos modelos deixaram de ser oferecidos ao público, mas vale a pena lembrar, uma vez que um veículo fora de linha tende a valer menos também no mercado de veículos usados.
A seguir, veja os principais carros que tiveram produção ou vendas encerradas ao longo de 2025.
Principais carros descontinuados no Brasil
• Audi A4 – sedã médio-premium retirado do mercado brasileiro, abrindo lacunas na oferta de sedãs importados. O Audi A4 era um produto de geração antiga, sendo substituído ao longo do ano pelo A5 em uma versão única.

• Toyota Yaris (hatch e sedã) – o compacto deixou de ser comercializado, reflexo da estratégia da Toyota de focar em SUVs e híbridos. O Yaris cedeu o nome ao já apresentado Yaris Cross que deve ter vendas iniciadas em janeiro de 2026.

• Jeep Compass (versão diesel) – a versão com motor diesel foi descontinuada na troca do motor 2.0 Multijet para o 2.2 usado nas linhas Toro, Rampage, Titano.

• Renault Stepway – modelo derivado do Sandero com visual aventureiro saiu de linha no Brasil em 2025. Tinha motor 1.0 e foi o último sobrevivente da linha Logan/Sandero, uma vez que a marca passou a focar sua estratégia no Kardian e agora no Boreal, explorando melhor o segmento de SUVs.

• Volkswagen Polo GTS – versões esportivas foram descontinuadas pela VW no Brasil, alinhadas com redução de nichos. O Polo esportivo deu espaço para o Nivus GTS o que efetivamente parece ter sido uma boa troca, pois o SUV compacto teve o lote esgotado para 2025.

• Seres 3 e Seres 5 – elétricos de marcas chinesas deixaram o portfolio, assim como a marca fracassou na sua estratégia de lançamento no Brasil.
Descontinuações globais em 2025
Além do Brasil, o ano de 2025 também foi marcado por várias despedidas internacionais, tanto de carros populares quanto de modelos icônicos. Fora do país, as razões ambientais como a diminuição da oferta de veículos a combustão foram o motivo para vários modelos terem saído de linha. Confira os veículos que deixaram de ser oferecidos.

• Nissan GT-R (R35) – supercarro japonês com produção encerrada após quase 18 anos, substituído por uma nova geração eletrificada no futuro.

• Porsche 718 Boxster e Cayman – esportivos de propulsão tradicional foram descontinuados em 2025, em linha com a transição para eletrificação e regulamentos ambientais.

• Mazda2 – hatch compacto teve sua produção encerrada como parte de ajuste de gama em vários mercados.

• Infiniti Q50, Jaguar F-Type e Maserati Ghibli – sedãs e esportivos de luxo tiveram suas linhas encerradas em 2025 como parte da reorientação para novos produtos.

- Ford Focus: o veículo médio era produzido no Reino Unido e foi o último modelo de alto volume a deixar de ser produzido. As últimas unidades tiveram sucesso no mercado e abriram espaço para SUVs compactos e outros veículos apesar da crise da Ford na Europa.

• Audi A5 (antiga geração que também era oferecida no Brasil como sedã cupê) e Audi Q8 e-tron – parte da estratégia da Audi de simplificar portfólio e focar em eletrificação com produtos mais eficientes de gerações mais recentes.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp














