Exclusivo: Fiat começa testes de rua com Grande Panda
Monovolume pode ressuscitar nome Fiat Uno e virá inicialmente com sistema micro-híbrido
Não é segredo para ninguém que o projeto F1H é uma das apostas da Fiat, marca da Stellantis, pata uma renovação de projetos da marca. Com base no Grande Panda europeu, teremos aqui uma versão um pouco diferente e que foi flagrada pelo leitor Fernando Benvenuti. O carro que traz sob a pesada camuflagem as lanternas já familiares do Grande Panda não deixam dúvidas de que se trata do novo projeto.
O R7-Autos Carros levantou algumas informações com duas fontes a respeito da novidade. O carro que deve chegar em 2026 ao mercado nacional usa a plataforma CMP e será um misto de hatch e monovolume com ares de “SUV” tal qual o C3 do qual deriva.
Ao observarmos a foto do carro feita apenas de traseira notamos um desenho familiar da parte traseira que parece mais larga, a inclinação da coluna A e a largura da coluna C que são características desse projeto.
Chamado internamente de novo Argo, o F1H vem sendo trabalhado pela engenharia de Betim para atender aos requisitos do que a Stellantis espera de um carro multipropósito. Suas linhas são bem conhecidas externamente com ares “neo retrô” que remetem ao Panda original de 1980.
Nas proporções o Fiat brasileiro deverá ter cerca de 4 a 4,10m de comprimento mas não deve passar dos 2,54m de entre eixos ainda assim com uma carroceria espaçosa como no Citroën C3. Aliás, essa característica de um carro pequeno por fora e grande por dentro também remonta ao clássico Fiat Uno de 1984 produzido aqui até 2013.
Na motorização é quase certo que o Grande Panda nacional tenha motor 1.0 T200 com sistema micro híbrido similar ao que estreou no Pulse e Fastback com 130cv e 20kgfm de torque. Em um segundo momento deve ter ainda o motor 1.0 Firefly de 75cv. Mas isso só deve ocorrer depois que Argo e Mobi saírem de linha abrindo espaço para uma versão de entrada do Panda.
A partir de agora devemos ter mais cenas de flagras do Fiat Grande Panda que desembarcou no Brasil ainda camuflado no início do segundo semestre e depois de um tempo em Betim começa a rodar em testes de engenharia, um dos caminhos até o lançamento que deve ficar para daqui um ano.
Fiat GRANDE PANDA: conceito que vai dar origem ao novo Fiat Argo que pode voltar a usar o nome UNO. VEJA O VÍDEO!
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.