GM anuncia investimento de R$ 1,2 bilhão para fazer novo SUV compacto no Rio Grande do Sul
Linha de montagem gaúcha produz o Onix e o Onix Plus
Assim como Stellantis, Volkswagen e BYD, a General Motors anunciou um investimento bilionário no Brasil. A marca confirmou um aporte de capital de R$ 1,2 bilhão na fábrica de Gravataí, no Rio Grande do Sul, como parte de um projeto mais amplo.
Com isso, a fábrica será modernizada para receber um novo modelo, que deve ser um SUV compacto abaixo do Tracker. Contudo, a montadora ainda não informou qual será o veículo, nem seu nome e dados técnicos.
Atualmente, a fábrica no Rio Grande do Sul produz o Onix e o Onix Plus. Mais de 4,7 milhões de unidades foram produzidas desde que a fábrica em Gravataí foi inaugurada, em julho de 2000, há 24 anos. No complexo industrial, foram produzidos o Chevrolet Celta, o Prisma e o Onix de primeira geração.
De acordo com Santiago Chamorro, presidente da General Motors América do Sul, o novo modelo entrará em um segmento inédito para a marca. Com isso, é possível que a novidade seja posicionada abaixo do Tracker, sendo rival de Fiat Pulse, Renault Kardian e Volkswagen Nivus, por exemplo.
Ademais, diferentemente dos Onix e Onix Plus, que foram desenvolvidos com os chineses, esse modelo será um projeto desenvolvido no Brasil, mas deve seguir com a plataforma GEM implantada no local.
Ainda não é possível saber qual será o desenho do modelo, mas ele deve seguir a tendência da marca, com ampla grade frontal e interior com duas amplas telas, como a Spin, S10 e Trailblazer.
Por fim, esse investimento também contribuirá para a modernização da fábrica de Gravataí. A General Motors não informou sobre a atualização da linha Onix, lançada em 2019, nem sobre a eletrificação de modelos produzidos no Brasil, que foi anunciada no início do ano.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.