Honda ADV 2023: scooter aventureira espera novidades da PCX
Novo motor e soluções como controle de tração devem estar presentes em breve na versão aventureira
Autos Carros|Marcos Camargo Jr. e Marcos Camargo Jr.

A linha 2023 da Honda ADV trouxe como novidade apenas a cor cinza, que seguirá ao lado da opção tricolor (predominante vermelha, com preto e branco) mantendo sua motorização e itens de série. Para quem busca praticidade e suspensão mais robusta, o ADV é uma resposta à altura para uma rodagem urbana com economia de combustível.
HONDA ADV 2023: o que mudou? Vai ganhar as novidades da PCX? Teste completo + Ficha técnica e preço. Veja o vídeo!
Ainda que espere pelas novidades que estrearam na PCX no fim do ano passado, a ADV segue como boa opção no mercado após pouco mais de 30.000 unidades vendidas, o que lhe rendeu a quarta posição no ranking de scooters do mercado nacional. O R7-Autos Carros rodou 700km a bordo do scooter “aventureiro” da Honda para provar suas qualidades com pequenos poréns.

O motor de 150cc do ADV não sofreu nenhuma mudança na linha 2023. São 13,2 cv a 8.500 rpm e 1,3 kgfm a 5.000 rpm combinado com câmbio automático do tipo CVT. É bem suficiente para o scooter mas a nova geração do PCX lançada no fim do ano passado pode mostrar uma futura atualização para o ADV.

De funcionamento suave, há um sistema diferenciado de admissão de ar melhorando a eficiência. Com maior altura do solo ela fica menos suscetível às pedras e percalços do caminho esburacado que o piloto escolher. Com pneus de uso misto e maior curso de suspensão, o ADV corrige uma falha comum em scooters pequenos que é a baixa capacidade de enfrentar buracos e valetas pelo caminho.

O ADV tem faróis em LED de boa iluminação, o painel em TFT tem contraste suficiente para enxergar todos os elementos e há espaço para 27 litros sob o banco, mais um espaço menor abaixo do guidão elevado da motoneta com tomada 12V.
O que poderia ser melhor?
Para responder a essa pergunta o ADV não está sozinho. O lançamento da nova geração da PCX no fim do ano passado, já mostra o que está no caminho da versão aventureira. A nova PCX tem chassi redesenhado. Isso justifica chamá-lo de “nova geração” que ficou 700g mais leve que a antiga versão.
TESTEI A NOVA HONDA PCX 2023: novo motor, suspensão, pneus e estilo - agora anda mais que a NMAX? Veja o vídeo!
O novo motor da PCX é um 160cc de 16cv com maior diâmetro dos cilindros curso do pistão reduzido com sistema de deslizamento anti-atrito. É bem provável que ele apareça até o fim do ano em um “ADV 160” com controle de tração e um freio ABS redimensionado.