Jaecoo 7 já incomoda rivais híbridos plugin com mais autonomia
SUV medio tem estilo atual e se mostra eficiente com nova geração de motores elétricos

A Omoda & Jaecoo lançou no Brasil o Jaecoo 7 dentro de um segmento já bastante concorrido no país. Nesta semana, onde a marca promoveu um teste drive com foco nos diferenciais da motorização do Jaecoo 7, foi possível conhecer alguns diferenciais do SUv que vem incomodando os já tradicionais BYD Song Plus e Pro, GWM Haval H6 e mais recentemente Caoa Chery Tiggo 7 e 8 PHEV.

Em agosto de 2025 o Jaecoo 7 teve 636 unidades vendidas, metade do BYD Song Pro e um terço GWM Haval H6. A Omoda Jaecoo já tem 60 concessionárias e segue a expansão para chegar 80 até o fim do ano. Mas quais são os diferenciais do Jaecoo 7?

O Jaecoo 7 se destaca pela autonomia proposta pela marca de 1.200km. Logo no lançamento, em um teste onde rodamos de São Paulo a Foz de Iguaçu com o SUV a melhor marca foi 24km/l o que perfaz uma autonomia de até 1.400km com um tanque de combustível.
Visual externo
Com visual arrojado, o SUV tem linhas limpas combinando com a grade de barras verticais com logo da marca, perfil altivo rodas aro 18 com desenho fechado que sugere melhor aerodinâmica. O Jaecoo 7 usa a plataforma TX1 da Chery sobre a qual também são feitos os Tiggo 7, Tiggo 8 e Tiggo 9, além dos Tansuo, Exceed e outros do grupo sejam eletrificados ou a combustão. No entanto, todo o sistema mecânico é diferente da linha Tiggo por exemplo desde o motor a combustão, o elétrico e a gestão de bateria e temperatura dos motores.

Parte interna do Jaecoo 7
Por dentro impera o minimalismo com poucos botões físicos, telas digitais de alta resolução e console central elevado. Há acabamento de couro e metal sugerindo um posicionamento premium com metais de toque frio nas portas mas sem exagero.

As telas chamam a atenção pelo contraste, instrumentação com tamanho adequado, câmera 540°, configurações de travamento de porta, som, recarga e regeneração da bateria. Apesar do excesso de comandos e ajustes o entendimento é bem simplificado. Há espelhamento com e sem fio com bom suporte para Apple Car Play e Android Auto com mapas interativos que ficam mais agradáveis na tela vertical.
Motor do Jaecoo 7 em detalhes
O Jaecoo 7 híbrido plug-in é um SUV que tem como destaque o sistema SHS (Super Hybrid System). Ele combina motor 1.5 turbo a gasolina que trabalha no Ciclo Miller de 142cv combinado com motor elétrico de 204cv com bateria de 18kwh (mesmo motor do Tiggo 7, seu irmão de plataforma) somando uma potência de 339cv e 52kgfm de torque que pode render uma autonomia de até 1.200km com um tanque.

Vale lembrar que embora seja da “mesma família”, o motor do Tiggo 7 e 8 é são diferentes do Jaecoo 7. O motor da linha Tiggo é flex e trabalha no ciclo Otto e motor elétrico de 170cv sendo menos eficiente que o Jaecoo 7. Isso porque seu irmão de plataforma tem bomba de combustível eletrônica, sistema de injeção direta multinivel e o motor elétrico tem 201cv. Além disso, no Jaecoo 7 as baterias são de 18,3kwh fornecidas pela FinDreams (BYD) mais eficientes que as de 19kwh do Tiggo ainda que sejam maiores.

Teste com o Jaecoo 7 na cidade e estrada
O Jaecoo 7 parece familiar no estilo de condução em função da plataforma e do comportamento similar ao Tiggo 7 por exemplo. Dependendo do ajuste de bateria, o SUV irá privilegiar a condução com o motor elétrico que já tem 204cv e mais de 30kgfm de torque sendo mais que o suficiente para mover o Jaecoo 7 sem auxílio do motor a combustão. Na prática os dois motores entram em ação juntos apenas na estrada ou quando a força é exigida com toque mais fundo no acelerador.

No teste feito no Haras Tuiuti, interior de São Paulo, somando os 339cv do Jaecoo 7, é possível perceber o desempenho superior tanto na potência quando no torque. As reações do carro apesar do tamanho e do corte de potência em curvas, agradam os mais afoitos por pisar no acelerador.

O espaço interno é bem cômodo e bem pensado e há retrovisor com grande angular que permite ver todo o interior (muito útil em família com crianças). O Jaecoo 7 é vendido em duas versões: Luxury por R$ 224,9 mil e Prestige por R$ 249,9 mil que é a versão testada nesse artigo.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
