Novo Sentra supera Corolla com motor 2.0? Veja comparativo
Com a mesma escola, Toyota mostra que conseguiu evoluir muito diante do renovado sedã médio da Nissan
O universo de sedã médios no Brasil foi reduzido consideravelmente nos últimos três anos. Com a saída do Civic brasileiro (o modelo vendido hoje é híbrido e importado), somente o Toyota Corolla, Nissan Sentra e BYD King estão no páreo. Na verdade o Corolla se destaca com média de 3.500 unidades em agosto desse ano vendo todos os concorrentes pelo retrovisor. Mas o Nissan Sentra vem buscando seu espaço ao saltar de 300 para uma média de 500 unidades mês desde o seu relançamento. E colocando os dois frente a frente quem leva a melhor?
O R7-Autos Carros compara nessa matéria o Nissan Sentra Exclusive com o Toyota Corolla Altis Premium. Os dois são sedã médios com o mesmo conceito, mirando o mesmo perfil de cliente e com entregas parecidas na faixa dos R$ 180 mil.
Frente a frente com o líder
Recentemente renovado, o Nissan Sentra faz muito sucesso no México onde é produzido e relativamente bem nos Estados Unidos (por lá o Altima é que vende mais). Já o Corolla tem seu desenho com mínimas mudanças estéticas e segue o mesmo desenho de 2019.
O perfil do Nissan Sentra 2025 fica mais anguloso com a grade “V-motion” usada nos produtos mais modernos da marca com filetes horizontais, faróis LED e novo logotipo. Já o Corolla mantém o seu perfil que ano passado ganhou um novo arranjo da grade e novas rodas conforme a versão.
Mesmo conceito em motor
O motor do Sentra é o conhecido 2.0 aspirado (MR20DD) de 151cv e 20kgfm de torque de ciclo Atkinson e injeção direta de combustível sendo apenas a gasolina e não flex associado ao câmbio automático CVT que simula oito velocidades. A suspensão é do tipo McPherson na dianteira e multilink na traseira.
O Corolla também um motor veterano: 2.0 Dynamic Force aspirado que tinha 177cv e agora foi reprogramado para render 175cv e 20,8kgfm de torque graças ao sistema sistema ORVR (On Board Refueling Vapor Recovery) incorporado ao motor para atender o programa de emissões PL8 que entrará em vigor a partir de janeiro de 2025.
O câmbio segue sendo o CVT Direct Shift que simula dez marchas. Ainda que seja menos potente os dados de potência e desempenho dão vantagem ao Corolla.
Consumo do Corolla e Sentra
O Corolla segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro, rende médias de 8,6/12,3 km/l na cidade e 10,7/14,9 km/l na estrada, com etanol e gasolina respectivamente. Durante teste feito esse ano a média com gasolina ficou em até 15km/l.
Já o Sentra é apenas gasolina, desvantagem em relação ao Toyota, e informa consumo de 11 a 13,9km/l. No entanto nosso teste registrou de 12km a 17,9km/l por litro na estrada. Como o motor trabalha em ciclo Atkinson, o giro do motor é mais baixo e alcança boas médias com o 2.0 MR20DD. Ponto para o Corolla na flexibilidade e para o Sentra em economia.
Dimensões Corolla e Sentra
O Corolla tem 4,63m de comprimento e distância entre-eixos de 2,70m, com 1,48m de altura e 1,76m de largura e porta malas de 470 litros. O Sentra tem 4,64m de comprimento, 1,81m de largura, 1,45m de altura e também 2,70m de entre eixos com porta malas de 466 litros. Com mínima vantagem para o Corolla considerando bagagem o Sentra é maior e a largura confere mais conforto.
Segurança a bordo
O Nissan Sentra dispensa o controle de Cruzeiro adaptativo mas traz uma lista que inclui 6 airbags, alerta de colisão frontal, de tráfego cruzado e de alerta de atenção do motorista, alerta de mudança de faixa, monitoramento de ponto cego, controle dinâmico de chassi integrado, assistente distribuidor de frenagem, farois inteligentes em LED, monitoramento de pressão de pneus, piloto automático e na versão Exclusive há câmeras 360 graus e detecção de objetos em movimento.
Já o Corolla oferece de série o sistema Safety Sense com controle de cruzeiro adaptativo, algo que o concorrente não tem assim como todos os itens disponíveis no Sentra e um airbag a mais. Só fica devendo Câmeras integrais de monitoramento.
Desempenho
Rodar com o Corolla e com o Sentra é dar as mãos para o conforto a bordo. Ambos são muito confortáveis, porém no Nissan Sentra o cuidado nos detalhes é ainda maior com painel totalmente revestido em couro e uma sensação de boa montagem presente em cantos e frestas, bancos Zero Gravity de espuma densa e facilmente moldavel mas com o pecado do freio de estacionamento com pedal e painel com apenas uma porção digital.
Embora seja um pouco mais “duro” em suspensão e mais estreito na carroceria o Corolla leva vantagem no quesito de itens de segurança ativa, freio de estacionamento eletrônico e painel digital. Há menos cuidado nos detalhes de construção mas a ideia de solidez segue presente no carro que tem cinco anos de garantia enquanto o Nissan tem apenas três.
Conclusão
O Nissan Sentra não deixa de ser um bom negócio. É confortável, bem acabado e seu motor embora seja menos potente não decepciona. No entanto, ao trazer alguns itens de segurança ativa a menos e algumas antiguidades como o painel parcialmente digital e freio eletrônico acionado por pedal fica evidente que o sedã renovado é feito para clientes muito conservadores. O Corolla, embora tenha um visual mais antigo ainda é um projeto bem atual. Traz pontos fortes onde o concorrente é mais fraco e ambos custam na faixa dos R$ 182 mil o que deixa o Sentra como alternativa ao Corolla mas não o destaca em nada diante do rival. O Toyota Corolla não é líder à toa como pudemos concluir nesse comparativo.
NOVO SENTRA: mudou mas NEM INCOMODA O TOYOTA COROLLA. VEJA O VÍDEO!
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.