Logo R7.com
RecordPlus
Blog da Farfan

Planalto negocia adiar promulgação da PEC dos agentes de saúde para depois da eleição

Governo considera judicialização se não conseguir acordo; tema será discutido em reunião de Lula com José Guimarães nesta quinta (16)

Blog da Farfan|Tainá FarfanOpens in new window

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • O Planalto busca adiar a promulgação da PEC dos agentes de saúde para após as eleições, devido ao impacto fiscal.
  • Se não houver acordo, o governo pode judicializar o tema no STF, que pode exigir a origem dos recursos para a emenda.
  • Conversas estão sendo conduzidas pelo ministro da Fazenda, Dario Durigan, com Davi Alcolumbre para um entendimento político.
  • A PEC aprovada prevê aposentadoria diferenciada e assistência financeira da União para agentes de saúde, com impacto bilionário nas contas públicas.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Dario Durigan, ministro da Fazenda, tenta construir uma saída política para a situação Lula Marques/Agência Brasil - 17.06.2026

O Palácio do Planalto tenta negociar com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), o adiamento da promulgação da PEC dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias para depois das eleições de outubro.

Interlocutores da articulação do governo confirmaram ao blog que, caso não haja acordo, o governo já trabalha com a possibilidade de judicializar o tema no STF (Supremo Tribunal Federal).


Veja Também

A principal preocupação é o impacto fiscal da proposta, aprovada pelo Senado nesta semana e que aguarda apenas a promulgação. A avaliação do Planalto é que a medida cria novas despesas permanentes sem indicar de forma clara a fonte de custeio, o que pode abrir espaço para questionamentos jurídicos.

Integrantes do governo já iniciaram conversas com ministros do STF, e a tendência é que a Corte exija a demonstração da origem dos recursos para viabilizar a execução da emenda.


A tentativa de construir uma saída política está sendo conduzida pelo ministro da Fazenda, Dario Durigan, em conversas com Alcolumbre. O objetivo é costurar um entendimento para que a promulgação fique para depois do período eleitoral.

A estratégia deve ser um dos principais assuntos da reunião marcada para esta quinta-feira (16) entre o presidente Lula e o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, José Guimarães.


O encontro servirá para fazer um balanço do semestre legislativo e discutir a agenda do governo para o segundo semestre, que fica prejudicada pelo período de campanha e em ritmo lento.

O presidente da Câmara, Hugo Motta, chegou a ser convidado para participar da reunião, mas informou ao blog que não comparecerá.


No balanço feito pelo Planalto, o governo considera que chegou à reta final do semestre consciente de que dificilmente conseguiria avançar no Senado com suas principais prioridades legislativas, entre elas a PEC do fim da jornada de trabalho 6x1, a PEC da Segurança Pública e o projeto dos minerais críticos.

Apesar disso, integrantes do governo avaliam que o saldo foi positivo. Entre os pontos destacados estão o adiamento da sessão do Congresso, a aprovação da Medida Provisória do frete — vista como decisiva para conter uma paralisação de caminhoneiros — e a articulação que evitou o avanço de propostas consideradas “pautas-bomba”.

A principal exceção, segundo interlocutores, foi justamente a PEC dos agentes de saúde.

A proposta aprovada pelo Congresso estabelece aposentadoria diferenciada para agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias, além de regulamentar o vínculo funcional da categoria e prever assistência financeira da União para compensar parte do aumento das despesas dos entes federativos.

Durante a tramitação, Davi Alcolumbre reconheceu que a matéria tem impacto bilionário sobre as contas públicas, mas decidiu levá-la à votação diante do amplo apoio dos parlamentares.

Search Box

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.