Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Blog do Heródoto

Só falta Putin vestir um boné com a inscrição ‘Faça a Rússia grande de novo!’

Rússia ampliou a política restritiva aos imigrantes ilegais nos últimos anos

Heródoto Barbeiro|Do R7

Situação dos imigrantes na Rússia só piorou após o início da Guerra da Ucrânia Reprodução/X/@AdameMedia

Há uma sensação geral de insegurança. O noticiário incendeia a mente das pessoas que vivem na clandestinidade. Migraram porque não tinham condições de viver no seu país de origem e há atrativos em outro país. Melhores salários, liberdade para escolher onde trabalhar, poder colocar os filhos em escolas públicas, usar o serviço público de saúde e aposentadoria melhor. Os fatores de atração para os migrantes são fortes.

Mas, há também os motivos em seus países de origem que empurram milhares de pessoas a abandonarem a sua terra e buscar apoio em outro lugar. Há riscos – e passar a fronteira furtivamente é um deles. Não falar o idioma do país onde pretende se estabelecer é outro. Contudo, para homens, mulheres e crianças vale a pena correr o risco.

Há falta de mão de obra. Há déficits de nascimentos. A juventude procura empregos melhores e com salários mais altos. Faltam trabalhadores jovens. A situação se agrava com a pandemia da Covid-19, a mobilização militar e a fuga dos opositores políticos para os países vizinhos.

O país era, até pouco tempo, a nação que mais recebia migrantes do mundo e era o sonho de muita gente. Buscar moradia, aprender a língua local, fugir da polícia de imigração ilegal são algumas habilidades necessárias para sobreviver como clandestino. A população local apenas tolera a presença dos imigrantes ilegais, mas não quer saber deles em sua comunidade.


A reação dos pagadores de impostos contra os estrangeiros ilegais e acusados de serem criminosos é cortar o acesso à educação, à cobertura médica e ao sistema de aposentadoria. Com isso, diminui também a motivação para os migrantes se apresentarem para fazer os serviços considerados secundários, como o trabalho na construção civil, limpeza pública e outras atividades insalubres com salários mais baixos.

A situação piora com o início da Guerra da Ucrânia. Pelo menos três milhões de russos saíram do país diante das perseguições de blogueiros de extrema direita racista. O último atentado terrorista contra uma casa de show em Moscou provoca um aumento da dificuldade de passar pela fronteira russa, especialmente se forem islâmicos. O presidente Vladimir Putin promulga uma lei que autoriza a expulsão dos estrangeiros sem julgamento se não tiverem documentação.


Todos os estrangeiros têm que se submeter a exames que comprovem que têm um emprego e falam fluentemente russo. Caso contrário, rua! Quem não se regulamentar não poderá mais dirigir, ter conta bancária, dissolver casamento ou colocar os filhos em escolas públicas. Só falta Putin vestir um boné com a inscrição SDELAT’ROSSIYU SNOVA VELIKOY! (Faça a Rússia grande de novo!).

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.