Aeroportos da Ásia reintroduzem protocolos de saúde semelhantes às da Covid-19 após surto do vírus mortal Nipah na Índia
Tailândia, Nepal e Taiwan mobilizam-se para detectar e prevenir a propagação do vírus Nipah por viajantes

Passageiros com origem ou destino na Ásia estão apreensivos. Aeroportos em diversas partes do continente estão reforçando a vigilância sanitária e a triagem de viajantes após um surto do vírus Nipah, detectado em uma região da Índia.
Tailândia, Nepal e Taiwan estão entre os países e territórios que intensificaram as medidas de precaução após a confirmação de cinco casos do vírus Nipah em Bengala Ocidental, na Índia, informa o The Independent.
O vírus Nipah é uma doença zoonótica que se transmite principalmente aos humanos através de porcos e morcegos infectados, mas também pode ser transmitida por contato próximo entre pessoas.
Em Bengala Ocidental, cerca de 100 pessoas estão em quarentena após a detecção do vírus em um hospital. Um médico, uma enfermeira e outro membro da equipe testaram positivo, depois dos dois primeiros casos confirmados em um enfermeiro e uma enfermeira do mesmo distrito.
Na Tailândia, o Ministério da Saúde Pública intensificou a triagem sanitária nos principais aeroportos para passageiros que chegam de Bengala Ocidental, utilizando técnicas que se consolidaram durante a pandemia de Covid-19.
As autoridades também intensificaram a limpeza e os preparativos para o controle de doenças no Aeroporto Internacional de Phuket como parte das medidas preventivas. A companhia aérea indiana Indigo opera um voo direto diário entre o aeroporto internacional de Calcutá, em Bengala Ocidental, e Phuket.
Segundo relatos da mídia local, os viajantes que chegarem com febre alta ou sintomas que possam indicar infecção pelo vírus Nipah serão transferidos para instalações de quarentena.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp














