‘Estamos apostando muito no Brasil’, diz ao blog o diretor corporativo da aérea espanhola Iberia
Em entrevista exclusiva ao blog, Juan Cierco revela que brasileiros são os principais usuários do programa de Stopover Hola Madri. E anuncia novos voos para o Rio e o Nordeste

Com 75 anos de serviço no Brasil e prestes a completar seu centenário de existência em 2027, a Iberia tem investido alto no mercado brasileiro. Atualmente a companhia transporta mais de 1.800 pessoas por dia entre a Espanha e o Brasil. E esse número não para de crescer. Dois novos voos serão acrescidos À rota Madr-Rio de Janeiro. Além de Recife no final do ano e Fortaleza previsto para o início de 2026. Até o dia 30 desse mês, a companhia espanhola mantém um espaço próprio e especial em São Paulo, o Espaço Iberia.

Localizado na rua Oscar Freire, o local aberto ao público oferece uma experiência completa do universo Iberia, com simulador de voo, degustações, realidade virtual, exposição de uniformes históricos dos tripulantes e uniformes dos principais times de futebol da Espanha com direito a um Quiz esportivo para os aficionados pelo campeonato La Liga.
A ação de marketing e divulgação reforça a aposta da companhia no país e segue experiências repetidas em seus maiores mercados na América Latina, que inclui Buenos Aires, Cidade do México e Bogotá.
Para fazer um balanço sobre a atuação da companhia aérea na região, o diretor corporativo Juan Cierco recebeu o blog no Espaço Iberia. Na entrevista, Cierco falou com entusiasmo sobre os planos da aérea para o Brasil, como a incorporação dos novos voos para o Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, operado pelos modernos Airbus A350-900, além das novas rotas da capital espanhola para Recife e Fortaleza, que serão executadas pelo novíssimo A321XLR, aeronave de corredor único e que, segundo Cierco, “atende a demanda muito bem”.

O executivo ainda destacou os benefícios ampliados de seu programa Stopover Hola Madrid, que permite aos passageiros uma parada de até nove noites na capital da Espanha sem custo “sem gastar nenhum dinheiro a mais por isso”. Na entrevista, Cierco revelou que a cada 10 participantes do programa, 2 são brasileiros.
Leia a seguir os principais trechos da entrevista:
O que é o Espaço Iberia? Essa estrutura será levada a outras cidades do Brasil?
Juan Cierco - Criamos esse espaço depois da pandemia. O primeiro foi em Madri porque os clientes da Iberia que demoravam a voar ficavam sem conhecer as inovações e os conceitos da frota e do nosso produto. Então decidimos “pousar” um avião no centro da cidade. Com a pandemia os clientes não voavam. Sem poder levar os clientes até um avião, levamos o avião até eles. Eles conheceram [no espaço Iberia] as classes business, Turista Premium, Economy, a história dos uniformes da Iberia, um simulador de voo e muitas ofertas e propostas como a comida que servimos a bordo de nossos voos. E aquele foi um grande acontecimento em Madri. E se foi bom em Madri pensamos que teríamos que levar essa experiência a outros países da América Latina, onde a Iberia é importante. Fomos a Bogotá (Colômbia), Cidade do México e esse ano a Buenos Aires (Argentina) e agora aqui em São Paulo. Os quatro principais mercados da Iberia na América Latina são Argentina, Colômbia, México e Brasil.
Por que o Brasil ganha tanta importância agora entre as prioridades da companhia?
Porque a companhia está crescendo muito no país, estamos apostando muito no Brasil. São dois voos diários [de Madri] para São Paulo e cinco voos semanais para o Rio de Janeiro, ano que vem serão sete. Vamos inaugurar agora no fim do ano a rota para Recife e provavelmente em janeiro o voo para Fortaleza com três frequências por semana. O crescimento da Iberia no Brasil esse ano é de 27% e para 2026 chegaremos a 25%. Depois dos Estados Unidos, o Brasil terá a maior frequência dos nossos voos internacionais. E respondendo sua segunda pergunta, por ora não pensamos em levar o Espaço Iberia para outras cidades brasileiras. Não por enquanto. Devemos voltar com esse espaço em 2027 quando a companhia irá comemorar seu centenário.
Qual é o diferencial da Iberia para outras companhias que operam entre o Brasil e a Espanha / Europa?
Juan Cierco - São vários. A primeira é que a Iberia voa para Madri, que não é apenas a porta entrada da América Latina na Espanha como também para a Europa. Pela posição geográfica de Madri, todos os latino americanos que vão para a Espanha podem seguir para Madri, Barcelona, Sevilha, Valência, etc. Ou chegar em Madri e seguir pelas conexões da companhia, que são mais de 50. Você pode chegar no mesmo dia a Roma, Londres, Paris ou a Alemanha [por exemplo].
Quais equipamentos a companhia utiliza em suas rotas para o Brasil?
Juan Cierco - A Iberia tem 3 tipos de aeronaves que se adaptam perfeitamente ao mercado brasileiro. Temos o Airbus A350-900 que voa para o Rio de Janeiro. Temos o A330-200 que voa para São Paulo. E teremos um avião muito importante que é o Airbus A321XLR que, como você sabe, é uma aeronave de um corredor que pode voar tanto para o Norte do Brasil ou para a costa Leste dos Estados Unidos. E é ideal para voar para cidades como Fortaleza ou Recife, onde há uma demanda suficiente para operar com esse avião de porte médio. Ainda sobre diferenciais, temos agora um dos melhores produtos na aviação, vivemos uma impressionante transformação na última década, como pode ver aqui, temos a cabine turista Premium. Temos um bom serviço de bordo e temos um dos melhores aeroportos do mundo que é o de Madri, temos um trem de alta velocidade na Espanha.
Como funciona o programa de stopover “Hola Madrid”?
Juan Cierco - Consiste em você comprar, por exemplo, uma passagem de São Paulo a Roma, ficando em Madri - sem que isso custe nada - de duas a nove noites e desfrutar de museus, restaurantes, de partidas de futebol, musicais, hoteis e depois seguir para seu outro destino. 20% das pessoas que atualmente desfrutam do programa Stopover Hola Madri são brasileiros. Mais do que passageiros dos Estados Unidos ou outro país.
Recentemente a Espanha viu alguns de seus aeroportos, incluindo o internacional de Madri, registrar longas filas de viajantes no controle de passaportes. O que pode ser feito para melhorar essa estrutura para os turistas, incluindo os brasileiros?
Juan Cierco - Temos um projeto muito estruturado e um investimento de 6 bilhões de euros (R$ 36 bi) para a compra de novos aviões, para renovar as cabines de aeronaves mais antigas. Vamos construir uma nova Sala Vip no aeroporto de Madri, para melhorar ainda nossos serviços de manutenção e investir em ferramentas de inteligência artificial para auxiliar as necessidades de nossos passageiros. Há ainda aumento da frota de grandes jatos de 45 para 70 aeronaves. E o projeto de modernização das instalações aeroportuárias. Isto vai permitir que os turistas latino-americanos, os turistas brasileiros que voem pela Iberia para Madri passem pelo controle de passaporte.
Com esses investimentos e promoções do Espaço Iberia aqui no país, qual a expectativa em torno da taxa de ocupação nos voos da companhia entre Brasil e Espanha?
Juan Cierco - Como nossa empresa está na Bolsa de Valores, não podemos detalhar a taxa de ocupação em nossos voos por se tratar de uma informação confidencial. Mas nosso ocupação é muito alta, nossa proposta é muito competitiva. A ambição da Iberia é entregar uma companhia aérea diferenciada para o cliente brasileiro.
****

A Iberia confirmou que oferecerá Wi-Fi gratuito de alta velocidade a todos os seus passageiros, em todas as cabines e rotas, já a partir de 2026. Na última semana, a International Airlines Group (IAG) anunciou uma parceria com a Starlink para equipar mais de 500 aeronaves de suas companhias aéreas com Wi-Fi via satélite de alta velocidade a partir do início de 2026. A implementação - como anunciou o blog - abrangerá frotas de curta e longa distância, tornando o IAG o grupo de companhias aéreas europeu com o maior número de aeronaves oferecendo conectividade de alta velocidade a bordo.

No Espaço Iberia em São Paulo, entre as atividades, estão eventos com a LALIGA, incluindo encontros com ex-jogadores e transmissões de partidas do campeonato espanhol, conversas com chefs renomados como Hugo Muñoz, gravações ao vivo de programas de rádio e streaming. Outras atrações incluem shows de música, apresentações de humor e espetáculos típicos da cultura espanhola.
Além das degustações de bordo, do simulador de voo e da experiência em realidade virtual, os visitantes do Espaço Iberia poderão conhecer a história da Iberia e participar de uma programação cheia de surpresas.
O Espaço Iberia funcionará das 11h às 20h, de segunda a domingo, oferecendo um horário amplo para que todos possam conhecer e aproveitar as atividades. Para participar das experiências, as pessoas devem fazer uma reserva gratuita e antecipada pelo site: espacio.iberia.com/pt-br.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp














