Logo R7.com
RecordPlus

De volta à Oca, Bienal Internacional de Arquitetura discute soluções para um mundo em aquecimento

Com mais de 200 projetos de 30 países, evento gratuito no Parque do Ibirapuera destaca propostas inovadoras para enfrentar as mudanças climáticas

Mundo Agro|Fabi GennariniOpens in new window

  • Google News
14ª Bienal de Arquitetura discute cidades e soluções para um mundo em aquecimento Foto cedida: Rafa D'Andrea

A 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, organizada pelo IABsp (Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento São Paulo), retorna ao Pavilhão da Oca, no Parque do Ibirapuera, após uma década de edições descentralizadas.


A exposição é gratuita até o dia 19 de outubro de 2025 e reunirá mais de 200 projetos de 30 países e de 17 estados brasileiros, sob o tema “EXTREMOS: Arquiteturas para um Mundo Quente”.

“Estamos felizes em retomar esse movimento de concentração e força dessa que é a mais importante exposição de arquitetura das Américas”, destacou Raquel Shenkman, presidente do IABsp.


Soluções para o futuro das cidades são tema da Bienal de Arquitetura em São Paulo Foto cedida: Rafa D'Andrea

O Brasil estará representado por iniciativas de todas as regiões, enquanto a presença internacional contará com nomes de países como China e França, além da União Europeia.

Entre os projetos apresentados, estão:


  • Torre Platina, arranha-céu de 172 metros de altura, projetado pelo escritório Königsberger Vannucchi Arquitetos, que adota soluções de conforto ambiental como fachada ventilada com anteparos cerâmicos.
  • Moradias anfíbias de interesse social na Amazônia, conjuntos habitacionais em palafitas flutuantes sobre várzeas, voltados à população de baixa renda de Manaus.
  • Seção “Ficaremos Aqui”, com 14 construções experimentais de baixo impacto, algumas em tamanho real, que exploram materiais como plástico reciclado, solo-cimento, cânhamo e madeira, além de resgatar saberes tradicionais.

A curadoria é assinada por um comitê de seis profissionais: Renato Anelli, Karina de Souza, Marcos Cereto, Clevio Rabelo, Marcella Arruda e Jerá Guarani, que reúnem experiências em arquitetura, urbanismo, pesquisa, pedagogia, ativismo social e produção cultural.

Bora lá conferir?


14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo Local: Pavilhão da Oca, Parque Ibirapuera

Até o dia 19 de outubro de 2025

Horário: das 10h às 20h

Entrada gratuita

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.