Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Refletindo Sobre a Notícia
Publicidade

Abilio Diniz: quatro fatos sobre a vida de um dos maiores bilionários do país

Empresário considerado um dos mais influentes do Brasil faleceu neste domingo

Refletindo Sobre a Notícia por Ana Carolina Cury|Do R7 e Ana Carolina Cury


O empresário Abilio Diniz faleceu neste domingo, aos 87 anos. Ele estava hospitalizado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, e teve complicações respiratórias decorrentes de uma pneumonite, uma inflamação nos pulmões.

Diniz é amplamente reconhecido por sua notável jornada empreendedora. Ele transformou a modesta doceria fundada em 1949 por seu pai, Valentim Diniz, em um dos mais proeminentes conglomerados empresariais do Brasil: o Grupo Pão de Açúcar. Além disso, empreendeu em outras grandes iniciativas no mundo dos negócios, incluindo sua participação como acionista no Carrefour Brasil. Na atualidade, era um dos maiores acionistas do Carrefour global e vice-presidente do conselho do Carrefour Brasil, além de presidir os conselhos de administração da Península Participações e da BRF.

Diniz também compartilhou sua visão de mundo através de livros que escreveu e programas de TV. Com uma audiência de mais de 1,3 milhão de seguidores no Facebook e 845 mil no Instagram, deixa um legado de reflexões profundas.

Abilio Diniz era considerado um dos empresários mais bem sucedidos do mundo
Abilio Diniz era considerado um dos empresários mais bem sucedidos do mundo Lance! Galerias

1 - Classificado entre os maiores bilionários do mundo

Publicidade

Em 2016, foi listado entre os 70 maiores bilionários do Brasil, segundo a revista Forbes. Ele chegou a ocupar anteriormente a oitava posição no ranking. Ao longo de sua vida empresarial acumulou uma fortuna avaliada em US$ 2 bilhões (R$ 9,9 bilhões) e, atualmente, era o 31º brasileiro mais rico do mundo.

2 - "Acordamos cedo e trabalhamos duro"

Publicidade

Em 2011, uma frase postada em seu site viralizou: "Uns sonham com o sucesso. Nós acordamos cedo e trabalhamos duro para consegui-lo". Diniz compartilhava muitas citações do tipo e considerava que um bom líder era aquele que buscava se capacitar.

3 - Apaixonado por esportes

Desde a infância, Abilio Diniz afirmou que era amante do esporte e era goleiro nos jogos de futebol de rua no bairro paulistano do Paraíso. O bullying que sofreu na escola, por ser considerado baixinho e acima do peso, teria o incentivado a modificar os hábitos de vida. Ele também foi membro do Conselho Deliberativo do São Paulo Futebol Clube (SPFC), do qual era torcedor.

4 - Legado familiar

O empresário deixa seis filhos, esposa, netos e bisnetos. Em uma mensagem emocionada compartilhada nas redes sociais, sua esposa, Geyze Diniz, expressou a dor da perda. “Bi, meu amor, a vida sem você não será mais a mesma, mas as lembranças, os aprendizados e as lindas memórias ficarão eternizadas".

Abilio Diniz deixa para trás um legado inspirador no mundo corporativo, destacando a importância de definir os propósitos e buscar uma vida plena e significativa.

Reprodução / RECORD

Reflexões sobre a vida

A morte de um dos homens mais ricos do mundo nos lembra da efemeridade da vida e de nossas posses materiais. Tais coisas são passageiras, e o dinheiro, embora necessário para uma vida digna, não pode ser levado após a morte.

Um momento oportuno para reavaliar prioridades e direcionar a atenção para o que realmente importa. Poruqe a vida nos lembra constantemente da transitoriedade de tudo o que é terreno e material. Por isso, é fundamental buscar o equilíbrio entre os pontos que realmente importam.

Será que estamos valorizando nossas relações, vida emocional, familiar e espiritual como deveríamos? Considerar esses aspectos nos ajuda a construir uma existência mais feliz e gratificante. Afinal, acredito que a verdadeira riqueza reside na capacidade de amar, perdoar, amadurecer, olhar para dentro de nós mesmos e contribuir para um mundo melhor.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.