Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Refletindo Sobre a Notícia
Publicidade

Excesso de filtros põe em xeque discurso de Madonna

Cantora exaltada como defensora da liberdade feminina mostra dificuldade para aceitar a idade

Refletindo Sobre a Notícia por Ana Carolina Cury|Do R7 e Ana Carolina Cury


Nem parece o perfil de uma mulher de 63 anos. Quem acessa a rede social de Madonna a confunde facilmente com uma garota de 18 anos, mas com uma diferença: fica evidente que ela está tentando esconder a própria idade.

A cantora vem chamando atenção ao publicar fotos e vídeos com excesso de procedimentos estéticos e filtros, tudo para parecer mais jovem. Nada espantoso em uma realidade em que a beleza feminina foi padronizada pelo botox.

A questão, no caso de Madonna, é que ela sempre foi reverenciada pela mídia como uma feminista de mão cheia. Inúmeras reportagens afirmam que ela é uma "inspiração para todas as mulheres".

Excesso de filtros e procedimentos mostram que Madonna se tornou refém da luta contra o envelhecimento
Excesso de filtros e procedimentos mostram que Madonna se tornou refém da luta contra o envelhecimento

Com todo respeito a sua trajetória, no que se relaciona ao cenário do envelhecimento feminino a celebridade tem sido uma péssima influência.

Publicidade

Afinal, que mulher não tem linhas de expressão e rugas aos 63 anos? Aparentemente apenas Madonna, que em suas imagens não tem sequer uma mancha na pele.

Só que não. A cantora só aparenta ser mais jovem devido à manipulação estética (o que tem causado ainda mais polêmica entre seus seguidores).

Publicidade

Contrassenso

Está claro que a artista é mais uma vítima da indústria da beleza, que impõe a ideia de que apenas a aparência jovem é bonita. Porém, há uma hipocrisia enorme nas entrelinhas dessa atitude que não pode passar despercebida. 

Publicidade

Madonna sempre foi considerada pela mídia uma ativista da causa feminina, do empoderamento e da luta contra a discriminação etária, que significa preconceito contra os mais velhos. Como pode, então, uma pessoa que discursa contra a "prisão imposta pela sociedade" praticar o oposto?

É simples, entre falar e fazer há um abismo imenso. Cada vez mais, nas redes sociais, presenciamos influencers falando uma coisa e fazendo outra. Pregam a independência quando, na verdade, vivem uma realidade de insegurança, dependência e medo; defendem o "amor livre" quando o que mais querem é formar uma família, e por aí vai. 

Com esse discurso, enganam seus milhares de seguidores que estão em busca de boas referências.

Quando achamos uma das poucas fotos reais da celebridade é possível constatar a diferença e ver o quanto o natural é mais real
Quando achamos uma das poucas fotos reais da celebridade é possível constatar a diferença e ver o quanto o natural é mais real

Necessidade de aprovação

Eu só consigo ver uma coisa nesse tipo de conduta: o machismo. O que é curioso, porque vai totalmente na contramão do que pautas do tipo dizem defender.

As pessoas estão cada vez mais carentes de aceitação, de amor-próprio, de amizade, de respeito e de intimidade. Com isso, muitas vezes, se escondem nos discursos de empoderamento. 

Apesar de todo o avanço da medicina e da ciência, o tempo continua existindo e sendo o principal agente do envelhecimento humano. Então, a pessoa que vive tentando fugir dessa realidade sempre viverá condenada.

O passar dos anos é inevitável na vida de qualquer um. Rugas, marcas de expressão e mudanças no corpo vão acontecer mais cedo ou mais tarde, e tudo bem (pelo menos deveria ser). 

Isso não significa que não se deve mais investir em si mesma. Pelo contrário, à medida que a idade avança, é necessário sim cuidar do corpo. Um cuidado que não é o de usar recursos de forma excessiva para tentar impedir o envelhecimento, mas sim o de aprender a se amar nessa nova etapa, com leveza e aceitação. Uma postura que só se conquista com o equilíbrio que vem de dentro e não do que os outros pensam.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.