Inca estima 781 mil novos casos no país por ano entre 2026 e 2028
Esta é uma das principais causas de adoecimento e mortes no Brasil
Hora News|Do R7
O Dia Mundial de Combate ao Câncer é uma iniciativa global organizada pela União Internacional para o Controle do Câncer com apoio da Organização Mundial da Saúde. A data busca aumentar a conscientização sobre a doença e incentivar medidas preventivas. No Brasil, estima-se que entre 2026 e 2028 serão registrados cerca de 781 mil novos casos por ano. O Dr. Walter da Costa, oncologista do AC Camargo Cancer Center, destacou em entrevista à RECORD NEWS que aproximadamente 40% desses casos podem ser evitados através de mudanças nos hábitos diários.
Essas mudanças incluem cessar o tabagismo, evitar consumo excessivo de álcool e adotar práticas como atividade física regular e vacinação contra HPV, crucial na prevenção de cânceres associados ao vírus papilomavírus humano (HPV), como o câncer do colo do útero.
O médico enfatizou ainda a importância dos exames regulares para detecção precoce do câncer. Exames como mamografias anuais após os 45 anos nas mulheres ou PSA nos homens são essenciais para identificar tumores em estágios iniciais quando as chances de cura são significativamente maiores.
Além disso, avanços tecnológicos têm contribuído para melhorar as taxas de sobrevivência dos pacientes oncológicos nos últimos anos. Técnicas cirúrgicas menos invasivas auxiliadas por robôs e tratamentos inovadores como imunoterapia estão transformando o prognóstico mesmo em casos avançados.
A inteligência artificial também tem sido integrada aos processos diagnósticos no setor oncológico brasileiro. Algoritmos ajudam na triagem inicial das imagens médicas ou análises patológicas complexas, aumentando assim a eficiência no tratamento personalizado dos pacientes.
Por fim, Dr. Walter reforçou a necessidade contínua tanto individual quanto coletiva: "Iniciar pequenas ações diárias pode impactar positivamente essa estatística". Ele recomenda caminhadas diárias curtas junto com a realização periódica dos exames preventivos disponíveis pelo SUS ou planos privados, visando sempre um futuro mais saudável e livre dessa condição debilitante.
Análises, entrevistas e as notícias do Brasil e do mundo estão na RECORD NEWS. Acesse o site aqui e confira os principais conteúdos em texto e vídeo!
Últimas

Assista à entrevista com Túlio Gadelha (PSD), candidato ao Senado por Pernambuco
RECORD NEWS exibiu a sabatina conduzida pela apresentadora Meiry Lanunce, da TV Guararapes

Motorista invade a contramão e é atingido por motocicleta
Veículo capotou com o impacto; motorista do outro carro também ficou ferido, mas sem risco de morte

Assista à entrevista com Marília Arraes (PDT), candidata ao Senado por Pernambuco
RECORD NEWS exibiu a sabatina conduzida pela apresentadora Meiry Lanunce, da TV Guararapes

Assista à entrevista com Humberto Costa (PT), candidato ao Senado por Pernambuco
RECORD NEWS exibiu a sabatina conduzida pela apresentadora Meiry Lanunce, da TV Guararapes

Impressionante: ônibus despenca de ponte na China e cai de pé
Apesar do impacto que danificou a frente do ônibus e quebrou o para-brisa, os ocupantes sofreram apenas ferimentos leves

ONU pede a proibição de armas com autonomia para atacar
Ucrânia relatou que drone russo, 100% operado por IA, matou três pessoas em ataque

Assista à entrevista com Eduardo da Fonte (PP), candidato ao Senado por Pernambuco
RECORD NEWS exibiu a sabatina conduzida pela apresentadora Meiry Lanunce, da TV Guararapes

Vítima usa carro de luxo para fugir de encontro
Ela diz ter sido mantida em cárcere privado por homem que conheceu em festa

'Fadiga' de profissional causa acidente nos EUA
Passageiros não se feriram; homem foi afastado da função enquanto o caso é investigado

Veículo explode em rodovia após apresentar falha mecânica
Motorista abandonou carro assim que as chamas apareceram

EUA começam a deportar imigrantes para a Libéria; primeiro voo tem cubanos e venezuelanos
No total, 1.200 pessoas serão deportadas; país africano recebeu R$ 640 milhões em acordo polêmico

Primeira astronauta francesa faz caminhada espacial na ISS
Sophie Adenot participa de missão para trocar antena de comunicação com a Terra

Carro fica pendurado em vala e acaba capotando durante tentativa de resgate; veja o vídeo
Motorista estava embriagado e não tinha carteira de habilitação, segundo a polícia

Morre menina de 10 anos atingida por deslizamento de terra
Criança estava na UTI há três dias após sofrer parada cardíaca no soterramento

Policial mata homem que ameaçou pessoas com faca em supermercado
Suspeito já tinha diversas passagens pela polícia, inclusive por colocar fogo em viatura



