Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Anvisa autoriza prazo de validade maior para vacinas bivalentes da Pfizer contra a Covid

Imunizantes tinham permissão para serem usados por 12 meses após a fabricação, mas período foi estendido para 18 meses

Saúde|Do R7

Anvisa levou em conta novos estudos para permitir ampliação do prazo de validade
Anvisa levou em conta novos estudos para permitir ampliação do prazo de validade Anvisa levou em conta novos estudos para permitir ampliação do prazo de validade

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou, nesta quinta-feira (9), que as vacinas bivalentes da Pfizer contra a Covid-19 tenham prazo de validade de 18 meses — o registro inicial era de 12 meses.

"Para a decisão foram considerados novos dados de estudos de estabilidade e que demonstraram não haver alteração nas especificações de qualidade das vacinas no período adicional ao prazo anteriormente autorizado", informou o órgão regulador em nota.

As vacinas que já tenham sido distribuídas poderão ser usadas pelo prazo maior, desde que sejam observadas "as medidas de comunicação e rastreabilidade dos lotes feita pela empresa Pfizer", salienta a Anvisa.

Os imunizantes bivalentes foram aprovados pela Anvisa em novembro de 2022 para toda a população acima de 12 anos.

Publicidade

No entanto, devido à falta de doses — o Ministério da Saúde conseguiu garantir até agora 49 milhões de vacinas —, elas serão utilizadas neste primeiro momento para reforço em grupos prioritários, a partir de 27 de fevereiro.

A vacina bivalente da Pfizer possui antígenos contra o vírus original, descoberto em Wuhan, e contra as subvariantes da Ômicron BA.4 e BA.5, que circulam mais atualmente.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.