Saúde Dieta rica em gordura e pobre em carboidrato ajuda a emagrecer

Dieta rica em gordura e pobre em carboidrato ajuda a emagrecer

Pesquisa da Universidade Harvard mostrou que substituir carboidratos por gordura acelera o metabolismo, reduz a fome e aumenta o gasto energético

Dieta 'low carb' mais gordurosa ajudaria a emagrecer, afirma estudo

Exemplo de refeição rica em gordura e pobre em carboidrato

Exemplo de refeição rica em gordura e pobre em carboidrato

Pixabay

Um estudo publicado na revista médica British Medical Journal (BMJ), nesta quarta-feira (14), afirma que dietas pobres em carboidratos, substituídos por gorduras, aumentam o metabolismo, acelerando a perda de peso.

O estudo, liderado por Cara B. Ebbeling, professora de pediatria da Universidade de Medicina de Harvard, contou com 164 voluntários entre 18 e 65 anos, com IMC (Índice de Massa Corpórea) de 25 ou mais, o que equivale a pessoas acima do peso, com menos de 160 kg.

Leia também: Dietas low carb, com restrição de carboidratos, reduzem expectativa de vida, indica estudo

Ao longo da pesquisa, os voluntários foram divididos em três grupos: consumo alto de carboidratos (60%) e baixo em gorduras (20%), consumo médio tanto de carboidratos quanto de gordura (40% para cada) e consumo baixo de carboidratos (20%) e alto em gorduras (60%). As refeições de todos os grupos contaram com 20% de proteínas.

Veja também: Dieta low carb é a mais indicada para toda a população, afirma especialista

Após cinco meses de acompanhamento, os pesquisadores observaram que o grupo que consumiu menos carboidratos queimava 250 calorias a mais por dia e, se a dieta fosse seguida por três anos, seriam capazes de eliminar cerca de 20 kg. Durante a pesquisa, os pesquisadores também afirmaram que esses participantes secretaram menos grelina, hormônio produzido pelo estômago, que promove o aumento da fome e da gordura corporal e reduz o gasto energético.

Veja também: Especialistas alertam para os graves riscos das dietas "low carb"

Desta forma, os pesquisadores concluíuram que a redução dos carboidratos na dieta aumentou o gasto de energia durante a manutenção da perda de peso.

O professor de nutrição David Ludwig, da Escola de Saúde Pública da Universidade de Medicina de Harvard e coautor do estudo, afirmou ao jornal The New York Times que a obesidade estaria relacionada ao consumo de carboidratos como açúcar, sucos, pão branco, massas e alimentos processados. Segundo ele, a alta ingestão desses alimentos eleva a secreção de insulina, promovendo o armazenamento de gordura e o aumento de apetite.

*Estagiária do R7 sob supervisão de Deborah Giannini

Dieta low carb oferece melhor estilo de vida e emagrecimento saudável