Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Tecnologia e Ciência

Elon Musk afirma que quase morreu algumas vezes testando o piloto automático da Tesla

Engenheiros da empresa automobilística afirmam que o bilionário tem parte na culpa de tantos testes terem falhado miseravelmente

Tecnologia e Ciência|Do R7

Em nova biografia sobre o bilionário Elon Musk, nomeada simplesmente com o nome dele, o magnata revelou que quase foi morto pelo piloto automático da marca de carros da qual é proprietário, a Tesla, enquanto ainda estava em fase de testes.

Ele conta que, em 2015, trafegava em uma curva da rodovia interestadual 405 quando o sistema se atrapalhou com as faixas um pouco apagadas da via e quase jogou o CEO da empresa nos veículos que vinham no sentido contrário.

Elon Musk quase morreu algumas vezes durante teste da Tesla
Elon Musk quase morreu algumas vezes durante teste da Tesla

Esse foi somente um dos episódios em que uma tragédia quase aconteceu, e, sempre que algo assim ocorria, Musk entrava furioso no escritório da empresa para brigar com engenheiros e funcionários.

No entanto, os programadores da empresa disseram que o chefe tem parte da culpa nesses incidentes, já que muitas vezes eles recomendaram a incorporação de uma tecnologia de detecção e alcance de luz, conhecida como LiDAR.


LiDAR nada mais é que um sistema que utiliza a iluminação para se guiar, em vez de ondas de rádio, algo que os concorrentes da Tesla utilizam há anos.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp


Compartilhe esta notícia no Telegram

Elon Musk era contrário à utilização desse sistema, pois queria que seus carros "enxergassem" como os humanos, por isso insista em usar apenas sensores ópticos. Além disso, deixar essa tecnologia de lado também iria baratear o custo de produção dos veículos, tornando-os mais acessíveis.


Carros da Tesla possuem piloto automático
Carros da Tesla possuem piloto automático

"Havia um grande abismo entre o objetivo de Elon e o possível. Ele simplesmente não estava ciente dos desafios", disse o vice-presidente sênior da Tesla, Andrew Baglino.

Ele acrescentou que somente o chefe de gabinete, Sam Teller, conseguiu acalmar Musk, ao resolver parcialmente o problema, pintando as faixas naquela curva — o que, obviamente, não mudava em nada a falha no sistema.

Tesla mostra como funciona a produção da bateria de seus carros

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.