Estudo mostra que seres humanos têm menos poder de concentração do que peixes dourados
Tempo médio de concentração das pessoas é de oito segundos
Tecnologia e Ciência|Do R7
Um estudo feito com 2.000 pessoas no Canadá descobriu que o tempo médio que uma pessoa consegue prestar atenção em algo era de 12 segundos. Atualmente esse número caiu para oito segundos. Um peixinho dourado consegue se manter focado em algo por nove segundos.
O objetivo do estudo era perceber qual o impacto da tecnologia digital e dispositivos de comunicação na mente das pessoas. A pesquisa fez os participantes jogarem games de performance cerebral divididos em três categorias: atenção baixa, média e alta, cada uma direcionada a um terço dos entrevistados.
Escaneamento de cérebros também foram feitos em 112 pessoas enquanto eles assistiam diferentes tipos de conteúdos e executavam diferentes atividades.
Conheça tecnologias criadas para melhorar sua concentração
Anticoncepcional afeta memória, emoções e pode mudar estrutura do cérebro, diz estudo
Homem perde memória e usa Instagram para se lembrar de sua vida
O resultado mostrou que 44% dos pesquisados disseram que tiveram que se concentrar mais para ficarem focados nas tarefas, enquanto 37% foram incapazes de utilizar bem o seu tempo, fazendo com que extendessem o tempo de trabalho.
Os autores do estudo afirmaram que enquanto estilos de vida digitais diminuíram a atenção das pessoas em geral, isso apenas é verdade em longo prazo.
Pessoas que usam bastante as mídias sociais e tecnologia em geral interrompem sua atenção com mais facilidade, mas são melhores em identificar com o que eles se importam ou não, e precisam de menos tempo para processar e lembrar de coisas.