Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Tecnologia e Ciência

Gatos entendem a voz inconfundível que você usa para falar com eles, revela estudo

Pesquisa feita por etólogos de uma universidade da França concluiu que os bichanos percebem quando os tutores se comunicam com eles

Tecnologia e Ciência|Filipe Siqueira, do R7

Gatos entendem a voz que tutores usam para falar com eles
Gatos entendem a voz que tutores usam para falar com eles

Se você é do tipo que costuma chamar seu gato com uma voz especial, geralmente parecida com a modulada para falar com crianças, saibe que seu animal te entende muito bem — e escolhe como vai atender ao chamado.

A conclusão é de uma equipe do Laboratório de Etologia (ramo da ciência que estuda o comportamento dos animais) da Universidade de Paris Nanterre, na França, que publicou os resultados no periódico científico Animal Cognition, na segunda-feira (24). O grupo foi liderado pela etóloga francesa Charlotte de Mouzon.

O objetivo principal era descobrir se os gatos eram capzes de distinguir o que foi chamado de "fala dirigida a gatos" e "fala dirigida a adultos".

Leia também

"Nas culturas ocidentais, os humanos tendem a usar um tipo específico de fala ao se dirigir a seus animais de estimação, caracterizados, do ponto de vista acústico, pelo tom elevado e maior modulação do tom", diz o estudo.


A pesquisa envolveu uma série de testes feitos com 16 gatos na casa de cada um deles. Os cientistas usaram cinco tipos de gravaçãs para testar a reação dos animais.

No primeiro teste, os gatos ouviram três vezes a voz de um estranho que chamava o nome do animal ou lhe oferecia comida. Depois, ouviam a voz do dono, que usava "a voz de gato" para interagir e, então, novamente a voz do estranho.


Dez dos 16 gatos reagiram com mais atenção quando ouviram a voz do dono, seja parando de se mover e mexendo as orelhas e o rabo, seja dilatando as pupilas, entre outros sinais. Tais reações eram bem reduzidas quando eles escutavam a voz do estranho.

No segundo teste, os gatos ouviram o dono falando três vezes no tom usado para conversar com outros adultos, uma quarta vez com a "voz de gato" e, na quinta, novamente com uma fala para um adulto. No terceiro teste, eles ouviram a voz de estranhos fazendo o mesmo do segundo teste, incluindo uma "voz de gato" que imita a do dono.


Novamente, dez dos 16 gatos reagiram quando o dono empregou a "voz de gato" — incluindo oito dos dez que reagiram na primeira bateria de testes. Os tipos de reação, inclusive, foram bastante similares ao do primeiro teste, o que mostra uma estabilidade comportamental dos animais.

O detalhe surpreendente é que os gatos não reagiram com a mesma intensidade quando ouviram estranhos usarem a "voz de gato", o que mostra que são capazes de diferenciar tais vozes moduladas.

Diferentes dos cães

Em entrevista ao site Gizmodo, Charlotte disse estar levemente surpresa pelos resultados. Em parte porque os gatos reagem de forma diferente à dos cães, pesquisados por estudos similares de linguagem.

Segundo a pesquisadora, os resultados demonstram que os gatos têm capacidade de captar diferentes entonações de voz da fala humana e "podem discriminar a fala que é especificamente dirigida a eles por seu dono da fala dirigida a outros humanos".

LEIA TAMBÉM: Estudo revela: gatos de estimação podem comer cadáver dos donos

Os cães também mostraram habilidades similares, mas não diferenciam tanto a "voz de cachorro" emitida por tutores e estranhos — eles respondem com intensidade similar à "voz de cachorro" de todo tipo de humano.

O motivo pode não estar apenas na personalidade mais independente dos gatos, mas também por eles não estarem expostos a tantos visitantes quanto um cachorro de uma família.

Para ter mais certeza de que a resposta está em conhecer mais vozes, os cientistas preveem um estudo do tipo com gatos que possuam acesso à rua e conheçam outras casas.

"No geral, esses dados confirmam nossa hipótese de que os humanos mudam a maneira como falam ao se dirigir a um gato (...). Mais pesquisas são necessárias para investigar completamente as especificidades desse discurso", finaliza a pesquisa.

LEIA ABAIXO: Um guia definitivo de como cães e gatos enxergam o mundo

" gallery_id="5f5be0b61df97b444f0004c4" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/gatos-entendem-a-voz-inconfundivel-que-voce-usa-para-falar-com-eles-revela-estudo-26102022"]

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.