Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Tecnologia e Ciência
Publicidade

Nasa lança espaçonave para desviar asteroide da Terra

Missão será a primeira a testar a tecnologia criada para defender a Terra de perigosos asteroides e cometas

Tecnologia e Ciência|Do R7

Nasa afirma que asteroide a ser desviado não representa ameaça
Nasa afirma que asteroide a ser desviado não representa ameaça Nasa afirma que asteroide a ser desviado não representa ameaça

A Nasa, agência espacial dos Estados Unidos, lançará na noite da próxima segunda-feira (26 de setembro) a espaçonave Dart (Double Asteroid Redirection Test) para desviar o asteroide Dimorphos.

Previsão é que a primeira missão do mundo a testar a tecnologia para defender a Terra contra potenciais perigos de asteroides ou cometas impactará Dimorphos às 20h14 (horário de Brasília).

De acordo com líderes seniores da Nasa e do Laboratório de Física Aplicada Johns Hopkins, o asteroide não representa nenhuma ameaça para a Terra. A missão ocorre com o par de rochas a 11 milhões de quilômetros da Terra, o ponto mais próximo a que pode chegar.

O Dimorphos é uma "lua" com cerca de 160 metros de largura, que orbita um asteroide muito maior chamado Didymos, de 780 metros de diâmetro. Juntos, eles formam um sistema que orbita o Sol.

Publicidade

"Asteroide Dimorphos, vamos atrás de você!", tuitou a Nasa após o lançamento da Dart, em junho. "O que estamos tentando aprender é como desviar uma ameaça", disse o cientista-chefe da Nasa, Thomas Zuburchen, em uma coletiva sobre o projeto de US$ 330 milhões.

O Escritório de Coordenação de Defesa Planetária da Nasa afirma estar mais interessado em corpos maiores de 140 metros, já que eles têm o potencial de devastar cidades ou regiões inteiras.

Atualmente, há 10 mil asteroides próximos à Terra com esse tamanho, mas nenhum tem um risco significativo de impacto nos próximos 100 anos. A Nasa estima que apenas 40% desses asteroides tenham sido encontrados até o momento.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.