Tecnologia e Ciência Nasa marca para sexta-feira 1ª caminhada espacial só de mulheres

Nasa marca para sexta-feira 1ª caminhada espacial só de mulheres

Nunca na história da exploração espacial duas astronautas foram responsáveis por realizar tarefas na parte externa da Estação Espacial Internacional

Caminhada espacial

A Nasa, agência espacial norte-americana, anunciou nesta semana que antecipou a 1ª caminhada espacial realizada apenas por astronautas mulheres. Christina Koch e Jessica Meir farão a manutenção da Estação Espacial Internacional nesta sexta-feira (18).

Ao contrário do que o nome possa sugerir, as duas astronautas não irão caminhar sobre a superfície de um outro planeta. A saída de astronautas para realizar tarefas do lado de fora da estação espacial é tratada dessa maneira. As duas engenheiras norte-americana foram escaladas para substituir baterias defeituosas.

Veja também: Poeira cósmica! Fotos do espaço mostram como a Terra é pequena

A primeira caminhada espacial da história aconteceu em 1965 e, desde então, as mulheres saíram para o espaço apenas sendo acompanhadas por um dos homens da tripulação. 

O feito histórico foi adiado no começo deste ano por falta de equipamentos adequados para duas mulheres. Uma das roupas espaciais que seria usada na caminha espacial estava com o tamanho errado e não serviu. 

Será possível acompanhar todo o trabalho de Christina Koch e Jessica Meir pelo canal oficial da Nasa no YouTube ou pelo Nasa TV, a partir das 7h30 (horário de Brasília)

Nasa apresenta roupas espaciais que serão usadas em missão na Lua