Nave da SpaceX vai chegar neste domingo à Estação Espacial

Cápsula deve acoplar por volta de 11h29 (horário de Brasília). Lançamento da nave tripulada foi um sucesso

Engenheiro da Nasa acompanha triupação da Crew Dragon

Engenheiro da Nasa acompanha triupação da Crew Dragon

Nasa/Divulgação

A cápsula espacial Crew Dragon deve chegar à Estação Espacial Internacional (ISS) por volta de 11h29 (horário de Brasília) deste domingo (31), segundo informou a Nasa (Agência Espacial norte-americana). A nave partiu neste sábado (30) levando dois tripulantes. O lançamento histórico da nave ocorreu graças a uma parceria entre a Nasa e a SpaceX, do bilionário Elon Musk.

O lançamento foi transmitido ao vivo no canal oficial da Nasa no YouTube

AO VIVO: acompanhe a viagem da nave da SpaceX

A nave partiu em segurança e os astronautas Douglas Hurley e Robert Behnken já estão a caminho da Estação Espacial na elegante cápsula Crew Dragon, o primeiro veículo de Musk a ir para o espaço, após anos de pesquisas e testes.

Os tripulantes passarão uma temporada na Estação Espacial. Desde 2011, quando aposentaram a Space Shuttle, nenhuma nave tripulada havia partido do Kennedy Space Center, no cabo Canaveral, em direção ao espaço até este sábado.

A acoplagem

A Crew Dragon realizará uma série de manobras de fases para se aproximar gradualmente e atracar autonomamente com a Estação Espacial Internacional.

Após um encaixe bem-sucedido, as escotilhas entre as duas naves espaciais serão abertas às 13h45 (de Brasília). Os membros da tripulação Douglas Hurley e Robert Behnken serão recebidos a bordo da Estação Espacial Internacional e se tornarão membros da tripulação da Expedição 63, juntando-se ao astronauta Chris Cassidy e aos cosmonautas Ivan Vagner e Anatoly Ivanishin. Behnken e Hurley realizarão testes no Crew Dragon, além de realizar pesquisas e outras tarefas com a equipe da estação espacial.