Operadora de telecom do Canadá retirará seus anúncios do Facebook e Instagram
Decisão foi tomada após aprovação de lei que obriga big techs a pagar aos veículos de notícias pelo seu conteúdo
Tecnologia e Ciência|Do R7
A Quebecor anunciou nesta quarta-feira (05) que retirará seus anúncios do Facebook e do Instagram, após a decisão da Meta de bloquear o acesso a notícias nas plataformas no Canadá devido a uma lei que exige pagamentos aos veículos de notícias locais.
A "Lei de Notícias Online", ou projeto de lei C-18 da Câmara dos Comuns do Canadá, apresentada em abril do ano passado, estabelece regras para obrigar empresas como a Meta e o Google, da Alphabet, a negociar acordos comerciais e pagar aos veículos de notícias pelo seu conteúdo.
O Google e a Meta disseram anteriormente que bloqueariam o acesso a artigos de notícias no Canadá caso a legislação fosse aprovada.
A Quebecor, operadora de telecomunicações que também é dona de veículos de mídia e jornais, não respondeu imediatamente a um pedido de comentário sobre quanto gasta com anúncios no Facebook e no Instagram.
A Meta também não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.
Leia também
A Cogeco, que possui e opera estações de rádio no Quebec, também anunicou nesta quarta-feira que decidiu retirar seus investimentos em publicidade da Meta.
A indústria de mídia do Canadá tem pedido uma regulamentação mais rigorosa das gigantes da internet para permitir que as empresas de notícias possam recuperar as perdas financeiras sofridas nos anos em que o Facebook e o Google ganharam uma fatia maior do mercado de publicidade online.
LEIA ABAIXO: Risco de espionagem: saiba quais países proibiram a instalação do TikTok em dispositivos do governo