Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Meta encerrará acesso a notícias em suas plataformas no Canadá se nova lei for aprovada

Legislação apresentada em abril de 2022 força big techs a pagarem para exibir conteúdo de empresas de comunicação do país

Tecnologia e Ciência|

Controladora do Facebook afirma que encerrará operação de notícias no Canadá se lei for aprovada
Controladora do Facebook afirma que encerrará operação de notícias no Canadá se lei for aprovada Controladora do Facebook afirma que encerrará operação de notícias no Canadá se lei for aprovada

A Meta, controladora do Facebook, disse no sábado (11) que encerrará a disponibilidade de conteúdo de notícias para os canadenses em suas plataformas se a Lei de Notícias Online do país for aprovada em sua forma atual.

O Online News Act, ou projeto de lei C-18 da Câmara dos Comuns, apresentado em abril do ano passado, estabeleceu regras para forçar plataformas como Meta e Google a negociar acordos comerciais e pagar editores de notícias por seu conteúdo.

“Uma estrutura legislativa que nos obriga a pagar por links ou conteúdo que não publicamos, e que não são a razão pela qual a grande maioria das pessoas usa nossas plataformas, não é sustentável nem viável”, disse um porta-voz da Meta.

A decisão da Meta ocorre depois que o Google, no mês passado, começou a testar a censura limitada de notícias como uma possível resposta ao projeto de lei.

Publicidade

A indústria de mídia de notícias do Canadá pediu ao governo maior regulamentação das empresas de tecnologia para permitir que o setor recupere as perdas financeiras sofridas conforme gigantes da tecnologia como Google e Meta ganham cada vez mais participação no mercado de publicidade.

Em uma declaração no domingo, o ministro do patrimônio canadense, Pablo Rodriguez, disse que era decepcionante ver o Facebook recorrer a ameaças em vez de trabalhar com o governo canadense de boa fé, e o projeto de lei C-18 não tinha nada a ver com a forma como o Facebook disponibiliza notícias aos cidadãos do país.

Publicidade

“Tudo o que pedimos ao Facebook é negociar acordos justos com os meios de comunicação quando eles lucram com seu trabalho”, disse Rodriguez. “Isso faz parte de uma tendência decepcionante nesta semana de que os gigantes da tecnologia preferem retirar notícias do que pagar sua parte justa.”

No ano passado, o Facebook levantou questionamentos sobre a lei e alertou que poderia ser forçado a bloquear o compartilhamento de notícias em sua plataforma.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.