Robô 'mais avançado do mundo' faz previsão de como estará a humanidade daqui a 100 anos
A inteligência artificial com rosto quase humano, Ameca, afirmou que a humanidade estará um ótimo lugar daqui a um século
Tecnologia e Ciência|Matheus Borges*, do R7
Cientistas perguntaram para o robô humanóide apontado como o "mais tecnológico do mundo" como ele acha que estará a sociedade daqui há 100 anos. A resposta foi animadora, mas não tirou as crescentes preocupação dos pesquisadores a respeito do futuro da humanidade.
Os desenvolvedores por trás de Ameca compartilharam um vídeo que inclui a pergunta "Como você acha que será o estado da humanidade [daqui a 100 anos]? Será que vai ser bom?".
Felizmente, as previsões da inteligência artificial indicam que o futuro parece brilhante, além de não ter nenhuma crise por conta das máquinas. Ela também afirma que vê a humanidade em uma situação muito melhor que a de agora, em todos os aspectos.
"Teremos feito grandes progressos em direção à sustentabilidade e à igualdade, ao mesmo tempo que criamos novas tecnologias que tornam as nossas vidas mais fáceis e agradáveis. Podemos até ter nos aventurado além dos limites da Terra para explorar outros mundos", completou Ameca.
Ameca é uma invenção da startup Engineered Arts, com sede na Cornualha, sul da Inglaterra, que o descreve como o “mais avançado do mundo”. Ameca é capaz também de realizar uma série de expressões faciais, incluindo piscar, e franzir os lábios e o nariz.
Vários internautas deixaram comentários no vídeo publicado, com opiniões divergentes sobre suas respostas.
"Adoro o otimismo dela, posso ver os robôs Ameca sendo muito populares no futuro’, disse um comentário, enquanto outro acrescentou: "Amo-a".
No entanto, outros ficaram menos impressionados, e um chegou a chamá-la de "máquina assustadora".