Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Vida extraterrestre? Sinal de rádio misterioso intriga astrônomos

Manifestação parece parece ter vindo da direção da anã vermelha Proxima Centauri, a estrela mais próxima do Sistema Solar

Tecnologia e Ciência|Sofia Pilagallo, do R7*

Foto da Proxima Centauri, capturada com a ajuda do telescópio Hubble, da Nasa
Foto da Proxima Centauri, capturada com a ajuda do telescópio Hubble, da Nasa Foto da Proxima Centauri, capturada com a ajuda do telescópio Hubble, da Nasa

Astrônomos do Breakthrough Listen Project, uma iniciativa para encontrar vida alienígena por meio de radiotelescópios, estão investigando um sinal de rádio misterioso que parece ter vindo da direção da anã vermelha Proxima Centauri, a estrela mais próxima do Sistema Solar, situada a 4,2 anos luz da Terra.

Até o momento, foram descobertos dois exoplanetas que orbitam dentro da chamada "zona habitável" da Proxima Centauri, onde a água poderia fluir na superfície do planeta: um gigante gasoso semelhante a Júpiter e um mundo rochoso chamado Proxima b.

Segundo o jornal britânico The Guardian, o sinal foi detectado pelo radiotelescópio Parkes, na Austrália, em abril e maio deste ano, e, ao contrário de rajadas de rádios anteriores, não foi atribuído a nenhuma fonte humana baseada na Terra ou próxima ao planeta.

É provável que haja uma explicação natural para o ocorrido. Apesar disso, os pesquisadores afirmam que este é um dos sinais de rádio mais emocionantes desde o sinal “Wow!”, capturado durante uma busca por inteligência extraterrestre pela Rádio Observatório de Ohio, conhecido como Big Ear, em 1977.

Publicidade

Hipóteses

Como Proxima Centauri é uma anã vermelha, a zona habitável está muito perto da estrela, o que significa que a Proxima b está provavelmente bloqueada pelas marés e exposta a intensa radiação, tornando improvável que qualquer civilização tenha sido capaz de se formar, pelo menos na superfície.

A hipótese mais provável é a de que haja um terceiro planeta dentro do sistema. Segundo a equipe, o sinal de rádio foi detectado na faixa de 980 MHz, e mudanças na frequência detectadas pelo telescópio Parkes são consistentes com o movimento de um planeta.

Publicidade

"Há muito tempo que procuramos vida alienígena e a ideia de que ela poderia estar na nossa porta, no próximo sistema estelar, está acumulando improbabilidades sobre improbabilidades", afirmou ao The Guardian o astrobiólogo Lewis Datnell, da Universidade de Westminister, em Londres, no Reino Unido.

Datnell disse ainda que se houver vida inteligente tão perto quanto Proxima Centauri, então é provável que a galáxia esteja repleta de vida. "As chances de as únicas duas civilizações em toda a galáxia serem vizinhas, entre 400 bilhões de estrelas, ultrapassa totalmente os limites da racionalidade."

*Estagiária do R7 sob supervisão de Fábio Fleury

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.