Tecnologia e Ciência WhatsApp lança recurso que permite o uso em países onde o aplicativo é bloqueado

WhatsApp lança recurso que permite o uso em países onde o aplicativo é bloqueado

Função dará suporte a servidores intermediários que burlam grande parte dos bloqueios de governos

Reuters
Função permite uso de servidores de proxy para burlar bloqueios

Função permite uso de servidores de proxy para burlar bloqueios

REUTERS/Dado Ruvic/Foto ilustrativa

O WhatsApp, da Meta Platforms, anunciou nesta quinta-feira (5) que seus usuários agora poderão usar servidores proxy para acessar o serviço em países onde o aplicativo está bloqueado.

Um servidor proxy é um intermediário entre usuários e serviços da web e atua como um filtro que permite aos internautas contornar restrições e censura.

O WhatsApp disse que o suporte a proxy no aplicativo está oficialmente disponível para usuários com a versão mais recente.

Pessoas em países como o Irã e a Síria usam serviços de rede virtual privada (VPN) para navegar, de modo a contornar a censura na internet.

O WhatsApp disse que "caso esses desligamentos continuem, esperamos que esta solução ajude as pessoas onde quer que haja necessidade de comunicação segura e confiável".

O WhatsApp "fará qualquer coisa" dentro de sua capacidade técnica para manter o serviço acessível e não bloquear números de telefone iranianos, disse a empresa em setembro.

O Irã restringiu o acesso ao Instagram, também da Meta, e ao WhatsApp depois que eclodiram manifestações em resposta à morte de Mahsa Amini, de 22 anos, que foi presa pela polícia moral em Teerã por ter usado um "traje inadequado".

LEIA TAMBÉM: Conheça alternativas para proteger sua conta do WhatsApp de golpes

Últimas