Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Golpe militar que levou Pinochet ao poder no Chile completa 40 anos

Editor de agência de notícias testemunhou momento em que novo regime foi anunciado

Internacional|Do R7, com agências internacionais

Garoto empurra a bicicleta em rua deserta enquanto um tanque do Exército se dirige ao palácio do governo do Chile
Garoto empurra a bicicleta em rua deserta enquanto um tanque do Exército se dirige ao palácio do governo do Chile Garoto empurra a bicicleta em rua deserta enquanto um tanque do Exército se dirige ao palácio do governo do Chile

Nesta quarta-feira (11), exatos 40 anos se passaram desde que um golpe militar derrubou o então presidente do Chile em 1973, Salvador Allende, e instaurou a ditadura do general Augusto Pinochet.

Os 17 anos que sucederam o golpe foram marcados por um regime de horror e de violações dos direitos humanos, que resultou em mais de 3.200 vítimas, sendo 1.210 delas desaparecidas.

Sergio Carrasco, então editor da agência de notícias AP (Associated Press), testemunhou o momento exato em que o golpe foi anunciado e fez um relato para a AP. Ele chegou bem cedo ao escritório e não imaginou que, por causa do estado de sítio instaurado no dia 11 de setembro de 1973, ele só conseguiria voltar para casa quatro dias depois.

— Era a época do rádio, e as estações ficaram repletas de anúncios. Ainda que o golpe tenha sido liderado pelo general do Exército chileno Augusto Pinochet, o anúncio oficial foi feito por Jose Toribio Merino, que disse, às 8h30, que a marinha havia derrubado o governo. Então, alguém leu uma proclamação liderada pelos chefes das quatro Forças Armadas do país — Exército, Marinha, Aeronáutica e Polícia Militar, conhecida como “caribineros”.

Publicidade

Aniversário de 40 anos do golpe militar no Chile divide forças políticas do país

Chilena queimada viva por militares de Pinochet conta sua história

Publicidade

Chilenos vão às ruas em busca de verdade e justiça 40 anos depois de golpe

O golpe provocou o suicídio de Allende, primeiro socialista eleito na América Latina, em meio à Guerra Fria. O próprio palácio presidencial — La Moneda — foi bombardeado.

Publicidade

— Pela janela do escritório, duas aeronaves Hawker Hunter deram início a um bombardeio furioso, e tanques e soldados cercaram o palácio enquanto ele pegava fogo.

Allende, cuja rendição havia sido exigida imediatamente, discursava para as rádios mesmo durante as bombas, relata Carrasco. Segundo o jornalista, o presidente ressaltava que não iria se render e que, “durante aquela transição histórica, ele pagaria a lealdade do povo com a própria vida”.

Ao fim do dia, depois de uma intensa troca de tiros entre soldados e a resistência, foi anunciado o fim dos 1.000 dias do governo socialista de Allende. O comandante da aeronáutica Gustavo Leigh justificou a ofensiva violenta como “necessária para erradicar o câncer marxista pela raiz”, conta Carrasco.

Reportagem da AP mostra que, inicialmente, o golpe foi apoiado por muitos chilenos que estavam insatisfeitos com a inflação da época, que superava 500%. Porém, a ofensiva destruiu o que eles orgulhosamente chamavam de “a mais forte democracia da América do Sul”.

Chilenos recordam os desaparecidos do regime Pinochet

Na última terça-feira (10), a AI (Anistia Internacional) pediu para o governo do Chile anular a lei de anistia que concede impunidade aos membros do regime.

A organização de defesa dos direitos humanos, com sede em Londres, encaminhou ao Executivo chileno um pedido assinado por mais de 25 mil pessoas para exigir a abolição dessa lei, assinada em 1978, que exime de responsabilidade as pessoas que cometeram abusos entre 1973 e 1978.

Além disso, a AI pede a adoção de medidas para garantir justiça, verdade e reparação às vítimas, muitas das quais ainda estão desaparecidas. Segundo a organização, a ditadura de Pinochet resultou em pelo menos 3.000 desaparecimentos ou assassinatos no período, enquanto os sobreviventes de torturas e encarceramento por motivos políticos somam mais de 40 mil.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.