Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Índia e Austrália assinam acordo para venda de urânio para uso civil

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, qualificou o acordo como "um marco histórico"

Internacional|

Tony Abott e Narendra Modi fecharam o Acordo de Cooperação no Uso Pacífico de Energia Nuclear em Nova Délhi
Tony Abott e Narendra Modi fecharam o Acordo de Cooperação no Uso Pacífico de Energia Nuclear em Nova Délhi Tony Abott e Narendra Modi fecharam o Acordo de Cooperação no Uso Pacífico de Energia Nuclear em Nova Délhi

A Austrália assinou um convênio com a Índia para a venda de de urânio australiano para uso civil, qualificado como um "marco histórico" pelo governo indiano. O Acordo de Cooperação no Uso Pacífico de Energia Nuclear foi fechado na noite de sexta-feira (5) em Nova Délhi durante a visita do primeiro-ministro australiano, Tony Abott, à Índia. 

O tratado "permitirá a venda de urânio australiano para apoiar as crescentes necessidades energéticas da Índia" e reduzir a dependência do gigante asiático do carvão, ressaltou o Executivo indiano.

O primeiro-ministro, Narendra Modi, em sua conta oficial no Twitter, qualificou o acordo como "um marco histórico que reflete um novo nível de confiança mútua em nossas relações".

Agência Internacional de Energia Atômica diz que Coreia do Norte pode ter relançado programa nuclear

Publicidade

Irã e EUA se reúnem em Genebra para tratar de acordo nuclear

Abott disse que a "Austrália acredita que a Índia fará correto uso nesta área (energética) como fez em todos os campos desde sua independência há 70 anos e por isso confiamos neste tratado sobre urânio", segundo recolhe a agência local Ians.

Publicidade

A Austrália possui as maiores reservas de urânio conhecidas e já tinha se negado no passado a se comprometer com a Índia, que não assinou o Tratado de Não-Proliferação Nuclear, mas Canberra mudou de opinião após três anos de negociações com o país asiático.

Modi tentou fechar esta semana um pacto semelhante com o Japão, mas as negociações não prosperaram.

Publicidade

Índia e Estados Unidos assinaram um acordo de cooperação nuclear civil, o que abriu as portas de Nova Délhi ao comércio nuclear em 2008. O gigante asiático possui 20 reatores nucleares e pretende instalar outros 30 nas próximas duas décadas.

O premiê australiano se comprometeu durante sua visita a Nova Délhi a facilitar a colaboração entre os dois países no setor sanitário no valor de US$ 20 milhões (cerca de R$ 44,8 milhões) e convidou Modi a visitar a Austrália em novembro, no que seria a primeira visita de um primeiro-ministro da Índia em quase 30 anos. 

O que acontece no mundo passa por aqui

Seja bombardead@ de boas notícias. R7 Torpedos

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.