Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Merkel critica prisão de ativistas de direitos humanos na Turquia

Uma das pessoas em prisão preventiva é o diretor turco da Anistia Internacional

Internacional|

Merkel considera que é um caso em que inocentes foram vítimas
Merkel considera que é um caso em que inocentes foram vítimas Merkel considera que é um caso em que inocentes foram vítimas

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, criticou nesta terça-feira a detenção de ativistas dos direitos humanos na Turquia, incluindo um alemão, e prometeu trabalhar para sua libertação.

Uma das pessoas em prisão preventiva por suspeita de pertencer a uma organização terrorista é o diretor turco da Anistia Internacional, Idil Eser. A Anistia informou que verdade e justiça se tornaram “totais estranhos”.

Eser, o alemão Peter Steudtner e oito outros ativistas foram detidos neste mês enquanto participavam de um workshop sobre segurança digital próximo a Istambul.

Saiba por que o livro Minha Luta, de Hitler, não deve ser comercializado

Publicidade

Um procurador turco pediu a um tribunal na segunda-feira para estender a prisão pendendo julgamento por suspeitas de ligação com a rede do clérigo muçulmano Fethullah Gulen, que Ancara culpa pela tentativa de golpe do ano passado. O tribunal ordenou que quatro dos 10 fossem soltos, informou o jornal Hurriyet.

Em comentários não programados em uma cerimônia para atletas, Merkel disse que o caso é outro exemplo de pessoas inocentes “vítimas do sistema judiciário”.

Publicidade

Ela disse que a prisão de Steudtner foi absolutamente injustificada.

“Declaramos nossa solidariedade a ele e todos os outros presos... o governo alemão irá fazer tudo que pode, em todos os níveis, para assegurar sua libertação”. 

Assista 24 horas à programação da Record TV

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.