Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Nigéria anuncia suspensão do Twitter 'por tempo indeterminado'

Decisão ocorre dois dias após rede social suprimir um tweet do presidente nigeriano Muhammadu Buhari

Internacional|

Decisão ocorre depois do Twitter suprimir uma postagem do presidente nigeriano
Decisão ocorre depois do Twitter suprimir uma postagem do presidente nigeriano Decisão ocorre depois do Twitter suprimir uma postagem do presidente nigeriano

O governo da Nigéria anunciou em um comunicado nesta sexta-feira (4) que suspendeu as atividades do Twitter no país, o mais populoso da África, dois dias após a rede social suprimir um tweet do presidente Muhammadu Buhari.

"O governo federal suspendeu, por tempo indeterminado, as atividades do serviço de microblog e rede social Twitter na Nigéria", disse o Ministério da Informação e Cultura na nota.

No final da tarde desta sexta, a plataforma ainda estava no ar na Nigéria, observaram jornalistas da AFP no país. O comunicado também foi postado na conta do ministério no Twitter. Questionado pela AFP, o assessor especial do ministério Segun Adeyemi confirmou que “as atividades seriam suspensas por tempo indeterminado”.

Na quarta-feira, o Twitter removeu uma publicação do presidente Buhari que ameaçava os responsáveis pela atual violência no sudeste da Nigéria, por considerar que o chefe de Estado violou suas regras de uso.

Publicidade

O ministro da Informação de Buhari, Lai Mohammed, respondeu em mensagem à imprensa que, se o Twitter tem suas próprias regras, o presidente tinha o direito de comentar a situação na Nigéria.

Leia também

Ele acusou a rede social de tolerar postagens do chefe de um grupo separatista ativo no sudeste do país, que, de acordo com ele, incentiva a violência.

Publicidade

A Nigéria é a maior democracia da África, mas o governo frequentemente recebe acusações de organizações de direitos humanos.

Em novembro de 2019, o Executivo aplicou medidas mais rígidas para regulamentar a mídia e combater a desinformação nas redes sociais, o que foi percebido pela sociedade civil como uma restrição à liberdade de expressão.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.