Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

ONU se diz seriamente preocupada com 5 milhões de famintos da Somália

País já foi considerado o pior lugar do mundo para ser criança

Internacional|

Crise na Somália foi agravada pelos conflitos entre o governo e grupos radicais
Crise na Somália foi agravada pelos conflitos entre o governo e grupos radicais Crise na Somália foi agravada pelos conflitos entre o governo e grupos radicais

O número de somalis que não se alimentam o suficiente subiu para 5 milhões, ou mais de quatro de cada dez pessoas, devido à escassez das chuvas, disse a Organização das Nações Unidas (ONU) nesta terça-feira, e as crianças são as que correm mais risco de ter a saúde abalada e de morrer.

A cifra aumentou em 300 mil desde fevereiro, afirmou a ONU, em meio a conflitos em andamento entre o grupo militante Al Shabaab e o governo da Somália, que tem apoio da União Africana.

"A situação é de preocupação séria e acontece em um momento no qual já estamos enfrentando múltiplos catalisadores de necessidades, incluindo seca e risco de inundação, conflito e restrição de acesso, assim como a volta cada vez maior de refugiados", informou a ONU em um comunicado.

Fome e terrorismo: conheça o pior lugar do mundo para ser criança

Publicidade

"Só estou tentando ajudar meu país": general africano ostenta vida de luxo enquanto milhões passam fome"

ONU diz que 16 milhões de africanos podem passar fome por culpa do El Niño

Publicidade

Dezenas de milhares de refugiados retornaram à Somália depois de partirem de Dadaab, o maior campo de refugiados do mundo e localizado no Quênia, que o governo local continua planejando fechar em dezembro.

O Quênia diz que Dadaab, que abriga mais de 300 mil refugiados majoritariamente somalis, vem sendo usado como uma base do Al Shabaab em seus ataques em solo queniano.

Not a Dailymotion video URL.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.