Uruguai será 1º país a registrar veículos com placa comum do Mercosul
Iniciativa quer facilitar a mobilidade e reforçar a institucionalidade do bloco de países
Internacional|Do R7

A partir do próximo mês de março, o Uruguai se tornará o primeiro país a registrar os veículos com um modelo de placa comum para Argentina, Brasil, Paraguai, Venezuela, integrantes do Mercosul.
A norma foi estabelecida em outubro de 2014 e prevê um novo design das placas comuns a todos os veículos da região, que serão obrigatórias a partir de janeiro de 2016, segundo informou nesta quinta-feira (26) a presidência do Uruguai em seu site.
A iniciativa é um elemento importante do ponto de vista da regulação do trânsito de veículos no Mercosul porque adota uma mesma nomenclatura, facilita a mobilidade na região e reforça a institucionalidade do bloco de países.
Argentina não acompanha integração regional, critica Mujica
Uruguai vive dia de reflexão antes da eleição mais disputada em 10 anos
A apresentação oficial do novo modelo placa está marcada para o dia 28 de fevereiro, durante uma visita oficial da presidente Dilma Rousseff ao Uruguai, que terminará no dia seguinte, com a posse de Tabaré Vázquez como novo presidente do país.
No entanto, será o presidente em fim de mandato, José Mujica, que participará junto com Dilma na apresentação do novo modelo de placa em entrevista coletiva na cidade de Colônia.














