Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Áudio mostra falha do 190 no atendimento a atriz assassinada

Corregedoria da PM está analisando pedido de socorro de Cecília Bizotto, morta durante assalto

Minas Gerais|Do R7, com Record Minas

Cecilia conseguiu pedir socorro, mas foi morta antes da chegada da polícia
Cecilia conseguiu pedir socorro, mas foi morta antes da chegada da polícia Cecilia conseguiu pedir socorro, mas foi morta antes da chegada da polícia

O áudio do pedido de socorro da atriz Cecília Bizzotto, morta dentro de casa durante um assalto em outubro do ano passado em Belo Horizonte, mostra o despreparo dos atendentes do 190, o serviço de emergência da Polícia Militar.

A gravação registra o diálogo entre a atriz e o operador, que pergunta de qual endereço está sendo feita a ligação. Cecília, que foi rendida por três bandidos ao chegar na residência, responde em voz baixa. O atendente pede para ela repetir diversas vezes o nome da rua e o número da casa.

Leia mais notícias no R7 MG

Trio que matou atriz Cecília Bizzotto é condenado a 85 anos de prisão

Publicidade

Em seguida, é possível ouvir a atriz sendo agredida e baleada pelos assaltantes. Cecília, o irmão e a cunhada foram abordados por três homens no bairro Santa Lúcia, região centro-sul da capital mineira.

Pouco mais de um ano após o assalto que terminou com a morte da atriz um detalhe na ligação intriga os parentes da vítima e a própria polícia. O atendente parece não perceber a gravidade do que aconteceu. Mesmo depois do tiro que matou a atriz, o rapaz do outro lado da linha ainda tenta falar com a vítima.

Publicidade

O coordenador do policiamento, tenente coronel Marcos Vinícius, confirma que o atendimento está sendo analisado pela Corregedoria da Polícia Militar.

— Nessa situação a cidadã apenas repassou o local, o endereço. O nosso telefonista, com base nesse local, já tinha criado a chamada e ela foi diretamente para o despacho de viatura para atender a ocorrência.

Publicidade

Tecnologia ultrapassada

Para o especialista em segurança pública Severo Augusto, a tecnologia usada nas chamadas via 190 é ultrapassada.

— Hoje nós temos mecanismos que na hora que a pessoa liga o celular ou tira o telefone do gancho já aparece no sistema o endereço, bairro, quem mora naquela residência e, por incrível que pareça, até o histórico das ocorrências que ali já foram atendidas.

Ainda segundo o especialista, nada evitaria a morte de Cecília, já que ela estava ao lado de assaltantes armados e dispostos a tudo. A atitude do atendente, no entanto, é uma prova de que os funcionários que recebem as ligações precisam estar mais preparados.

— Ocorrência de polícia você tem que imediatamente se colocar no lugar da pessoa que está ligando e tentar perceber até no fundo de cada telefonema o que está acontecendo.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.