Logo R7.com
RecordPlus

Campanha em Zoo de BH pede que "anta" não seja usado como ofensa

O projeto quer desvincular o animal da noção de pessoas "desprovidas de inteligência"

Minas Gerais|Do R7

  • Google News
Zoológico de BH tem um casal e um filhote de anta
Zoológico de BH tem um casal e um filhote de anta

Dona do título de maior mamífero do Brasil, a anta virou sinônimo de gente burra, ignorante. Para desfazer esse “equívoco”, o IPE (Instituto de Pesquisas Ecológicas) lançou a campanha “Minha Amiga é uma Anta”, que vai percorrer zoológicos do País. Na próxima semana, o projeto chega a Belo Horizonte.

Idealizada pela pesquisadora Patrícia Medici e pela jornalista ambiental Liana John, a campanha quer desmistificar o conceito de que “anta” é um ser desprovido de inteligência.


Leia mais notícias no R7 MG

Segundo Patrícia, o que acontece é exatamente o contrário.


— Estudos recentes mostraram que a espécie tem uma quantidade imensa de neurônios, confirmando que ela é um animal extremamente inteligente. Portanto, a cultura brasileira de usar anta como xingamento, com conotação pejorativa, é completamente injusta e absolutamente infundada. Ser chamado de anta é um elogio!

Na capital mineira, a campanha vai levar 60 crianças de sete a 12 anos para o Jardim Zoológico de Belo Horizonte, na região da Pampulha, para acompanhar o trabalho de tratadores, biólogos e veterinários no recinto das antas no dia 11 de outubro, véspera do Dia das Crianças.

O zoológico de BH conta com três antas atualmente: um casal e um filhote. Adulto, o animal pode chegar a dois metros de comprimento e pesar até 250 quilos.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.