Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Detran vai reagendar horários dos afetados por falta de energia em BH

Furto de cabo deixou unidade da região centro-sul da cidade sem energia elétrica; parte dos serviços foi mantida

Minas Gerais|Luis Casoni, da Record TV Minas e Maria Luiza Reis* Do R7


Atendimento no Detran foi totalmente suspenso na segunda (25)
Atendimento no Detran foi totalmente suspenso na segunda (25)

A Polícia Civil informou, nesta quarta-feira (27), que os suspeitos de furtar de cabos de energiada unidade do Funcionários, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, na última segunda-feira (25), ainda não foram presos.

A Delegada Maria Alice Faria, titular da Divisão de Habilitação (DH), esclareceu que apesar do roubo ter gerado muitos prejuízos patrimoniais e danos aos atendimentos da unidade, ações estão sendo tomadas para minimizar os impactos e manter os atendimentos na medida do que é possível. O prejuízo da unidade gira em torno de R$10 mil e a delegada espera que os autores sejam responsabilizados pelo dano material causado ao estado.

Serviços

A unidade continua sem luz e a previsão é que o religamento total aconteça até a quinta-feira (28). Nesta quarta-feira (27), os serviços de recapeamento estão sendo finalizadas.


As provas de legislação, que acontecem de forma eletrônica, estão sendo impressas e aplicadas apenas durante o dia, quando é possível usar a luz do sol. Já as provas marcadas a noite não estão sendo realizadas.

O Detran-MG reforçou que os cidadãos não terão prejuízos e poderão reagendar novos horários, inclusive aqueles que possuíam horários na parte da manhã e não compareceram. O funcionamento da Clínica Detran continua suspenso e os cidadãos estão sendo informados para a remarcação de datas. 


Histórico do crime

Essa não é a primeira vez que um serviço público é afetado por esse crime na capital mineira. A Copasa registrou um aumento mensal de 28% de furto de cabos em 2022, em 45% dos casos, os consumidores ficaram sem água. 


Milhares de pessoas também já ficaram sem intenret e sem servçiço de telefonia em Minas Gerais, segundo dados da Conexis Brasil Digital. Em 2020, foram 201 mil metros de cabos furtados ou roubados em Minas.

Os usuários do metrô da região metropolitana de Belo Horizonte também já foram prejudicados. A CBTU informou que 57 furtos de cabos foram registrados entre março de 2021 e fevereiro de 2022, os furtos provocaram 368 atrasos e 43 cancelamentos de viagens no metrô da capital. 

Quem for flagrado furtando fios pode responder por furto qualificado 8 anos de prisão e, em alguns casos, pode responder por dano ao patrimônio público e pegar ate 13 anos de prisão. 

Piratas do Cobre

Os problemas causados pelo furto de fios em Minas Gerais foi tema da série Piratas do Cobre, exibida pela Record TV Minas no mês de março. A série composta por 4 episódios está disponível no youtube da Record TV Minas

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.