Logo R7.com
RecordPlus

Luz Ribeiro, Mel Duarte e Roberta Estrela D'Alva participam de bate-papo sobre poesia no Flipoços

Encontro, no dia 3 de maio, em Minas Gerais vai abordar a literatura periférica no mundo

Minas Gerais|Juca Guimarães, do R7

  • Google News
Luz Ribeiro e Mel Duarte vão participar da feira de livros em MG
Luz Ribeiro e Mel Duarte vão participar da feira de livros em MG

O número de publicações autorais e participações de mulheres em antologias, saraus e slams tem crescido na cena da literatura marginal e periférica no mundo todo, por isso, o Festival Literário de Poços de Caldas, o Flipoços, promove uma mesa para discutir o tema com as escritoras Luz Ribeiro, Mel Duarte – ambas campeãs de poesia falada - Paulina Chiziane (direto de Moçambique) e a autora, apresentadora e atriz-MC Roberta Estrela D'Alva.

A mediação é com a jornalista Jéssica Balbino. O evento é parte do Encontro de Arte da Periferia, que está todos os anos no festival e ocorre no dia 3 de maio, às 17h30, no Teatro Benigno Gaiga, em Poços de Caldas com entrada é gratuita.


Leia mais notícias de Minas Gerais 

Nesta 12ª edição do Flipoços, as escritoras vão conversar sobre as próprias produções na literatura feita a partir das periferias – tanto no Brasil como em Moçambique, sobre o papel da mulher na literatura e sobre a força da poesia falada.


Entre as convidadas estão Paulina Chiziane, a primeira mulher a publicar um romance em Moçambique, que luta por direitos das mulheres no país e dialoga intensamente com outras mulheres negras por meio da arte. No Flipoços ela integra a comitiva de escritores africanos e no bate-papo, vai contar um pouco da experiência da escrita no país em que vive.

Slam: a força da poesia falada


As outras convidadas da mesa devem falar também sobre ser mulher negra e escrever, sob a ótica de quem vive no Brasil, mas também representa o país em eventos internacionais de Slam – campeonato de poesia falada.

Entre as convidadas estão Mel Duarte, que em 2016 venceu o Rio Poetry Slam, campeonato de poesia falada no Rio de Janeiro, com 15 outros poetas de diferentes nacionalidades, Luz Ribeiro, que venceu o Slam BR também em 2017 e neste ano vai para a França representar o Brasil na copa do mundo de poesia falada. A atriz-MC, apresentadora e pesquisadora Roberta Estrela D´Alva também participa do bate-papo. Ela é a responsável por realizar no Brasil o primeiro slam, em 2008 e ajudar a fomentar o cenário desde então, culminando com cerca de 50 slams atualmente em todo o país.


“A cena dos slams tem crescido muito no país, assim como a participação das mulheres. Em 2016, algumas amigas, inclusive a Luz Ribeiro, e eu começamos a fazer o Slam das Minas – SP, inspirado em um movimento que já existia em Brasília (DF) e percebemos que faltava esse espaço em que as mulheres se sentissem à vontade para falar, declamar, performar. E é também uma forma de garantir mais equidade na participação das mulheres na final do Slam BR, que reúne os slams de todo o país e define o vencedor, que irá para a França. Tem sido muito bom participar desta cena toda, acompanhar a evolução das outras manas e sentir essa mudança. Vai ser muito bom poder falar mais disso no Flipoços, contar sobre essas experiências e inspirar mais irmãs da poesia”, destacou a poeta Mel Duarte.

A Atriz-MC Roberta Estrela D'Alva também participa do bate-papo
A Atriz-MC Roberta Estrela D'Alva também participa do bate-papo

O bate-papo terá mediação de Jéssica Balbino, jornalista que atua como curadora do Encontro de Arte da Periferia desde 2009 e pesquisou a produção literária feita por mulheres brasileiras durante o mestrado em Divulgação Cultural pela Unicamp.

Para Gisele Ferreira, diretora da GSC Eventos Especiais, empresa que criou e organiza o Flipoços, o bate-papo com as autoras da literatura marginal/periférica só enriquece a programação do encontro. “Desde 2009 realizamos o Encontro do Hip-Hop e Arte da Periferia, como forma de valorizar a produção cultural que é feita às margens e de dialogar também com o público que vive nas periferias. É um grande prazer receber estas escritoras no nosso evento, todas muito talentosas e incríveis”, comentou.

Flipoços

O festival Flipoços acontece entre os dias 29 de abril e 7 de maio, na cidade do Sul de Minas Gerais, a 343 km da capital Belo Horizonte.

Os ingressos para participação da palestra master, com o romancista português Afonso Cruz, serão trocados por 1 livro de literatura em bom estado. Cada livro vale um ingresso. As trocas serão feitas a partir de 20 de março. Essas obras serão encaminhadas para entidades educacionais e assistenciais de Poços de Caldas e região.

Pela primeira vez no encontro, Afonso Cruz pretende falar dos dois livros mais recentes “O Pintor Debaixo do Lava-Loiças” e “Flores”, este último vencedor do Prêmio Literário Fernando Namora, em Portugal. A mesa do escritor ocorre no dia 30 de abril às 17h30 no Espaço Cultural da Urca.

A jornalista Jéssica Balbino vai organizar o bate-papo sobre poesia
A jornalista Jéssica Balbino vai organizar o bate-papo sobre poesia

Ao encontro do tema central do festival “Minha vida é um romance – Policial, drama, suspense ou aventura? Qual é o seu?”, Afonso Cruz pretende abordar as tramas de seus escritos, que contam histórias como a de um pintor judeu foragido do nazismo e a de um homem que perdeu as memórias afetivas e conta com um vizinho para ajudá-lo a recuperá-las, embrenhando-se em facetas do passado, que são completas e contraditórias, fazendo também um contraponto entre o período português anterior e posterior à Revolução dos Cravos.

A programação pode ser conferida no site do festival www.flipocos.com. O Flipoços 2017 e a 12ª Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas contam com o patrocínio do Grupo DME, Prefeitura Municipal, Mineração Curimbaba, CBA Votorantim, Supervale e EPTV Sul de Minas.

Seis autores moçambicanos vão participar de feira literária em Poços de Caldas

O Festival tem parceiria cultural do Sesc. Apoio IMS, Leiturinha, Câmara Brasileira do Livro, Câmara Mineira do Livro, Embaixada de Moçambique no Brasil, Camões Instituto de Línguas e Cooperação, CPCLP - Comissão para a Promoção de Conteúdo em Língua Portuguesa, Instituto Pró-Livro, ACIA Poços, Senac, Poços Convention, ANL – Associação Nacional das Livrarias, Secretarias de Estado da Cultura, Turismo, Relações Internacionais e Educação. Realização GSC Eventos Especiais.

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.