Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Secretaria de Saúde investiga suspeita de morte por febre maculosa em Tombos (MG)

Exames feitos em Belo Horizonte vão confirmar se o morador foi vítima da doença

Minas Gerais|Do R7

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) investiga a morte de um homem de 30 anos em Tombos, na Zona da Mata. O paciente pode ser a primeira vítima da febre maculosa neste ano no Estado.

De acordo com o órgão, o homem morreu na última terça-feira (3), após ser transferido para a Casa de Caridade de Carangola. A secretaria informou que a área técnica está investigando a suspeita, mas que ainda não é possível confirmar o diagnóstico.

Leia mais notícias no R7 MG

O material colhido será analisado pela Funed (Funação Ezequiel Dias), em Belo Horizonte. A expectativa é que o resultado seja divulgado em até 20 dias.

Publicidade

Transmissão e sintomas

A febre maculosa é transmitida pela picada do carrapato contaminado por uma bactéria. A transmissão acontece depois de ele ficar por pelo menos quatro horas em contato com a pele da vítima. Os sintomas aparecem de dois a 14 dias depois da picada: febre, dor de cabeça e no corpo, os mesmos da dengue, o que dificulta a confirmação do diagnóstico.

Publicidade

As capivaras, constantemente encontradas em Belo Horizonte, atraem o carrapato. Elas se concentram, principalmente, na Lagoa da Pampulha, o que motivou a esterilização dos animais do local.

Desde 2012 já foram confirmados cinco casos de febre maculosa na capital. Dois com registros de morte.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.